Dirceu: a potência da composição performativa e suas micropolíticas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914242019037Palabras clave:
Núcleo do Dirceu, Performance, MicropolíticaResumen
Aborda as micropolíticas produzidas pelo Núcleo do Dirceu nas composições estabelecidas com a comunidade do bairro Dirceu, em Teresina, durante o processo de criação da obra 1000 Casas, no período de 2011 a 2012. O percurso cartográfico desta escrita aborda aspectos dos dispositivos presentes nas interações e experiências dos sujeitos envolvidos na performance. Para tanto, discute a precariedade e performance à luz de autores como Lígia Clark, Eleonora Fabião e Jacques Rancière, considerando questões e tensões do fazer político nas relações entre arte e vida, público e privado.
Descargas
Citas
Casas Bonecas. [Teresina: s.n.], 2011. 1 vídeo (5 min.). Publicado pelo canal Jacob Alves. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gjByg3X6sm0. Acesso em: 05 nov. 2019.
BARROS, Laura Pozzana; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgína; ESCOSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
CINETEATRO: Núcleo do Dirceu. [S.l.: s.n.], 2012. 1 vídeo (84 min.). Publicado pelo canal festivalpanorama. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JZ5BUU060H8. Acesso em: 05 nov. 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2012. v. 3.
EVELIN, Marcelo. Marcelo Evelin. In: NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012. p. 240.
FABIÃO, Eleonora. Performance e precariedade. In: OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio Wellington de. A performance ensaiada: ensaios sobre a performance contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011.
FIGUEIREDO, Luciano (org.). Cartas 1964-1974: Lygia Clark & Hélio Oiticica. 2. ed. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1998.
FUNARTE. 1000 Casas: FID na Funarte MG. Rio de Janeiro: Funarte, 2013. Disponível em: http://www.funarte.gov.br/evento/1-000-casas-fid-na-funarte-mg/. Acesso em: 20 set. 2019.
GREINER, Christine; ESPÍRITO SANTO, Cristina; SOBRAL, Sônia (org.). Cartografia Rumos Itaú Cultural dança: formação e criação. São Paulo: Itaú Cultural, 2014.
IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
MATOS, Lúcia. Danza e diferencia. In: ENCUENTRO ANDANZAS, 2015, Lima. Conferência [...]. Lima: Pontificia Universidad Catolica del Peru, 2015. Não publicado.
NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012.
NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Direção artística: Marcelo Evelin. Teresina, [2011]. Disponível em: https://www.demolitionincorporada.com/1000casas. Acesso em: 05 nov. 2019.
PHELAN, Peggy. A ontologia da performance: representação sem reprodução. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, n. 24, p. 171-191, 1997.
PORTELA, Soraya. Soraya Portela. In: NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012. p. 253.
PRECARIEDADE. In: DICIONÁRIO online do Michaelis. São Paulo: Melhoramentos, 2019. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/precariedade/. Acesso em: 25 fev. 2019.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
SILVA, Cleyde. Cleyde Silva. In: NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012. p. 240.
STILL MÓVIL. Marcelo Evelin. [S.l]: Red Suramericana de Danza, [2011]. Disponível em: http://www.stillmovil.com/artistas/marcelo-evelyn?lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2019.
TERESINA (PI). Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação. Perfil dos Bairros: Dirceu. Teresina, 2018. Disponível em: http://semplan.teresina.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/39/2018/08/ITARAR%C3%89-2018.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
VILAR, Gerard. Arte Contemporânea e Precariedade. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 137-153, set. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/viewFile/76553/43758. Acesso em: 05 nov. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Hildegarda Sampaio, Lúcia Helena Alfredi de Matos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.