A Dimensão multissemiótica do Jogo teatral:

a experiência de elaboração de uma peça radiofônica com Afásicas e Afásicos

Autores

  • Juliana Pablos Calligaris Instituto de Artes - IA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0021

Palavras-chave:

Teatro - Semiótica, Afásicos, Linguagem corporal na arte, Performance (Arte)

Resumo

Este estudo expõe um dos resultados de uma pesquisa sobre significação verbal e não verbal desenvolvida através da prática teatral desenvolvida no meu mestrado, baseada na observação da relação entre linguagem, corpo e cognição com pessoas afásicas. Investigo a coocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, expressão corporal, olhar, etc.) com afásicas e afásicos, através das interações de diferentes, ainda que compartilhados, processos semióticos, ativos na construção de significados, para descrever e analisar o papel da atividade artística performativa na (re)organização de possibilidades comunicativas e expressivas de indivíduos afásicos no mundo e com seus pares.

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Biografia do Autor

Juliana Pablos Calligaris, Instituto de Artes - IA/UNICAMP

Atriz, professora e pesquisadora teatral desde 1991. Também atua como diretora, orientadora e dramaturga. É doutoranda em Artes da Cena pela UNICAMP. Bacharelado em Artes Cênicas pela UNICAMP. Cursou Licenciatura em Filosofia pela UNICAMP. Mestra em Linguística, Teatro e Semiótica pela Unicamp. Foi jurada dos PROAC´s: Território das Artes (2015), Circulação de Espetáculo Teatral (2016) e Território das Artes (2017) como representante do FLIGSP – Fórum de Cultura e Políticas Públicas em Cultura do Litoral, Interior e Grande São Paulo. Foi orientadora do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Estado da Cultura/SP em 2006, 2007, 2008 e 2016. Foi artista­orientadora do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em 2012. Dirige o espetáculo infantil “Ana Luz” de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues da Cia da Casa Amarela, de Catanduva. Atua em “Mármores” com texto de direção de Paloma Dourado com Cia de Teatro Estrada, de Indaiatuba. Com a Cia Apocalíptica de São José do Rio Preto, codirige e orienta a montagem de “Revolução dos Bichos”, adaptação infanto-juvenil da obra de George Orwell. Com a Cia Lázara, de Amparo, atua em “Toda Nude será Castigada”, adaptação da obra de Nelson Rodrigues. Com a Cia Aurora de Americana, dirige “O Decreto de um Pequeno Rei ou Para Fugir das Tristeza, espetáculo infantil. Leciona História do Teatro e Indumentária, Caracterização, Cenário e Maquiagem na Escola de Artes Augusto Boal, de Hortolândia. Leciona o curso “O Teatro e a Estrutura da Consciência – Cultura de Paz”, sobre teatro e protagonismo juvenil no projeto Oficinas Socioculturais de Santa Bárbara D`oeste. Com a Cia Tupinambá de Sumaré/Elias Fausto, atua no infantil “Os Contos da Fada Azul”.Pela Cia Trilhas da Arte, sua companhia, de Campinas, dirige o infanto-juvenil com temática indígena “O Pequeno Senhor do Tempo”, de Raphael Júdice e atua em “Janelas para Uma Mulher”, com roteiro de Juliana Calligaris e direção de Letícia Olivares. Contadora de Histórias com a contação “As Histórias de Guacira – A Menina-Pássaro”, histórias indígenas recolhidas por Câmara Cascudo.

Referências

CALLIGARIS, J. P. A Dimensão Multissemiótica do Jogo Teatral: a Experiência de Elaboração de uma Peça Radiofônica no Programa de Expressão Teatral do Centro de Convivência de Afásicos (CCA - IEL/UNICAMP) . 2016. Dissertação (Mestrado em Lingiística ) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270633. Acesso em 31 jul. 2020.

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Publicado

2020-10-20

Como Citar

CALLIGARIS, Juliana Pablos. A Dimensão multissemiótica do Jogo teatral: : a experiência de elaboração de uma peça radiofônica com Afásicas e Afásicos. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01–24, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17959. Acesso em: 28 mar. 2024.