Notas sobre o teatro de revista
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/1808312902042007143Palabras clave:
Teatro de Revista, personagem, convenção teatral, ator revisteiro, FlorianópolisResumen
Uma Revista acomoda uma pertinência, uma insistência. Nela habitam pontos geradores de ação que convergem para impulsionar seu desenrolar. É dentro deste aspecto que o presente trabalho se viabiliza e propõe suscitar reflexão sobre tal modo de se fazer teatro. A idéia reside em reconhecer a estrutura convencional do Teatro de Revista a partir do texto de Nicolau Nagib Nahas, “A Ilha dos Casos Raros”(1927), detendo-se na figura central e sua busca, percebendo como se desloca a ação a partir do interesse de determinado personagem; se esta palavra se permite e como se vê tal convenção no Teatro de Revista. O modo como se organizam os quadros e que função exercem no todo da peça em questão e no teatro em discussão; a temática eminente e suas conexões com o ambiente na qual se inspira a Revista e ainda, o ator que a fabrica de acordo com as necessidades que a mesma lhe confere, fazendo dela uma arte popular e divertida, são abordagens oportunas no corpo deste estudo. O ponto de investigação do presente trabalho localiza-se na receita dada por Veneziano (1991) quanto à constituição dramatúrgica da revista, que segundo ela, era simples e se dava pela “busca ou perseguição á alguém ou alguma coisa, os personagens centrais caminhavam, corriam, andavam, procuravam ou fugiam. Havia continuamente alguém que perseguia alguém e alguém que escapava por um triz” (1991:88). Esta seria a organização-base da revista de ano. É por isso que no início apontamos que uma Revista adota uma insistência, porque é pela persistência da figura central, que emergem os quadros episódios, ou intermédios que vão criticar de forma mais concreta, ainda que não menos alusiva, a realidade presente.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Volmir Gionei Cordeiro, Vera Regina Martins Collaço

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.