Do ator ao espectador: a voz que toca
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009072Palabras clave:
teatro, voz, sonoridade, treinamento da voz, capacidade vocalResumen
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o uso da voz e da palavra no teatro como meio eficaz para o alcance do espectador, não somente em termos de audição e com- preensão, mas de modo que possa sensibilizar e envolver o público. Ainda que as palavras carreguem um conteúdo semântico inegável, é o significante – a forma como se explora as sonoridades para gerar sentidos – que pode tornar a cena mais orgânica e de maior envolvi- mento com o público. Para tal reflexão, foram pesquisados alguns teóricos do teatro com o intuito de entremear o uso da voz e da palavra/texto no trabalho do ator e como o teatro no século XX, a partir da decadência do textocentrismo, passa a preocupar-se muito mais em atingir o espectador e envolvê-lo por vias sensoriais e não mais em representar os textos de forma declamatória. Foi dado um enfoque especial a três dos principais nomes do teatro daquele século: Stanislavski, Artaud e Grotowski. Esta análise mostrou que um ponto de intersecção entre os autores é a percepção do espectador e o quanto a voz é capaz de envolver o público, podendo aflorar sentimentos a partir das sonoridades produzidas, seja nas palavras ou através de sons não verbais. Por fim, se faz uma reflexão sobre a importân- cia do treinamento técnico da voz para que o alcance do espectador, através da via sonora, se efetive não apenas intuitivamente, mas sim fazendo com que o ator tenha domínio de toda a sua capacidade vocal, independentemente do objetivo estético que vise atingir.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Dalva Maria Alves Godoy, Daniela Taiz de Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.