Teatro de animação: relações didáticas e pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011001Palabras clave:
teatro de animação, teatro didático, pedagogia, escolaResumen
O presente artigo trata do teatro de animação brasileiro, mais especificamente no que concerne ao desenvolvimento desse tipo de teatro no meio escolar. Percebe-se que no Brasil a incursão do teatro de animação nos meios de ensino propiciou a essa arte uma consistente proliferação da linguagem, ampliando o campo de atuação de artistas e atingindo maior público. Contudo, a rápida difusão ocorrida no meio escolar, principalmente entre as décadas de 1950 e 1970, propiciou a criação de pré-conceitos que de certa forma fragilizaram o teatro de animação enquanto forma artística, atribuindo-lhe fortemente a função de “ferramenta didática” escolar. As reflexões propostas neste artigo partem das análises de materiais bibliográficos relacionados à história do teatro de animação brasileiro, ao ensino de teatro, à pedagogia, além das observações de espetáculos em circulação na atualidade com foco na programação das quatro primeiras edições do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis – FITAFloripa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Alex de Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.