Televisão e educação: possibilidades educacionais a partir de programas televisivos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012174Palabras clave:
educação, ensino de artes visuais, mídia-educação, televisão, desenhos animadosResumen
Tem-se neste artigo o intuito de trazer a mídia-educação como uma tendência contemporânea. O estudo centra-se na abordagem da televisão relacionada à educação, extensivo ao ensino de artes visuais. Constata-se através de um referencial teórico atual que a presença desta mídia no cotidiano das crianças e adolescentes ainda é majoritária e, portanto, a relação desses com a televisão é de grande relevância para o contexto educacional e permite maior aproximação com a realidade vivida pelos educandos. Considerando as potencialidades educacionais a partir de programas televisivos, bem como a atuação das autoras como professoras de artes visuais em escolas da rede pública e privada, realizou-se uma pesquisa de recepção em turmas de 7o ano do Ensino Fundamental II, a qual constitui uma pequena parte neste trabalho. Os desenhos animados foram escolhidos entre os programas preferidos entre eles. Por isso, apresenta-se também neste trabalho questões referentes a esses textos sincréticos e suas possibilidades de análise.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Fabíola Burigo Costa, Karin Zapelini Orofino

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.