Ilustrações em livros infantis: alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012121Palavras-chave:
ilustrações, livros infantis, discurso gráfico-visualResumo
O estudo engloba literatura infantil e artes visuais, ao abordar a importância das ilustrações presentes em livros infantis e como elas contribuem para a formação de leitores. Possui natureza básica, utiliza fontes bibliográficas e abordagem qualitativa. Abrange considerações sobre as ilustrações e destaca seu papel como parte do discurso gráfico-visual da história. Apresenta as diversas funções desempenhadas pelas ilustrações e os estereótipos representados através de imagens preconceituosas e discriminatórias. Critica a monopolização das ilustrações, pois cria apenas uma imagem feita sobre uma personagem, de forma a limitar a imaginação dos leitores, além da idealização que, às vezes, distorce a ideologia original de algumas histórias. Observa as modificações pelas quais passaram as ilustrações ao aparecerem nos e-books. Mostra características e critérios a serem levados em conta, quando se realiza uma análise de ilustrações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Luis Fernando Herbert Massoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.