EDUCAÇÃO PELA ARTE DO GRAFITE EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA PROPOSTA DE PARTICIPAÇÃO

Autores

  • Luciane Izabel Ferreira Henckemaier Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812022016141

Palavras-chave:

educação, escola, prática artística, grafite

Resumo

Educar pela arte é uma alternativa instigante frente ao processo de globalização, onde as tecnologias e meios midiáticos promovem a virtuosidade de expressões, deixando, de certa forma, o trabalho artístico alienado. O fazer artístico deve ser exercitado na escola, de forma que o estudante tenha contato com a experimentação e a prática artística. A abordagem feita neste artigo tem por objetivo elencar questões pertinentes a uma educação pela humanização, em que a escola é protagonista na sua efetivação, e o professor como mediador, numa proposta sócio-histórica. A prática do grafite foi fundamental para exercício da sensibilização e criticidade, oportunizando a manifestação de ideias e mensagens pela arte do grafite em um ponto de ônibus em frente à Escola de Educação Básica Industrial de Lages, em Lages, Santa Catarina. Este artigo é uma adaptação de um dos capítulos de uma dissertação de Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolvida a partir dos relatos da prática de grafite em Lages.

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Biografia do Autor

Luciane Izabel Ferreira Henckemaier, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora de Arte Efetiva na Rede Pública Estadual - SED Mestranda no PPGAV - Ceart - UDESC - Florianópolis

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Publicado

01-09-2016

Como Citar

HENCKEMAIER, Luciane Izabel Ferreira. EDUCAÇÃO PELA ARTE DO GRAFITE EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA PROPOSTA DE PARTICIPAÇÃO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 141–157, 2016. DOI: 10.5965/1984317812022016141. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8130. Acesso em: 28 mar. 2024.