Representações históricas e investigações sobre as exposições de arte escolar

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Exposições escolares, História da arte-educação,

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que, a partir de uma perspectiva histórica e de levantamento bibliográfico e de pesquisas já realizadas, teve, como objetivo, investigar o surgimento, dentro e fora do contexto escolar formal, das exposições escolares resultantes do ensino da arte. Para tanto, identificou aspectos históricos que influenciaram a adoção da exposição da arte escolar como prática pedagógica e mapeou pesquisas já realizadas. A relevância deste estudo reside na possibilidade de suscitar reflexões acerca das estratégias de aprendizagem que permeiam o ensino de arte e das contribuições tanto dessas reflexões quanto das investigações disponibilizadas nas bases de dados consultadas. Entre os resultados, estão: a) nas práticas dessas exposições, há alguns resquícios advindos de teorias psicopedagógicas que nomearam os trabalhos produzidos pelas crianças como arte infantil e defendem veementemente que tais produções deveriam receber a menor interferência adulta possível; b) os estudantes relacionam as exposições de arte ao sentimento de satisfação e criam laços afetivos com os trabalhos que produzem; e c) tais exposições, no ambiente escolar, apresentam potencialidade como mecanismo de estratégica para a aprendizagem. A pesquisa ora apresentada permitiu olhar o presente de uma forma crítica, além de que trouxe contribuições para a área de educação em artes.

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Biografia do Autor

Emanuele Cristina Siebert, Universidade do Porto Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutoranda em Educação Artística,na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau- FURB (2010). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília- UNB (2007) Especialista em Educação A distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi (2011). Graduada em Artes - com habilitação em Artes Plásticas (licenciatura) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau -FURB(2006). Atualmente é Professora no Instituto Federal Catarinense- Campus Rio do Sul (IFC-Rio do Sul). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Processos metodológicos.

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

SIEBERT, Emanuele Cristina. Representações históricas e investigações sobre as exposições de arte escolar. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 210–233, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11251. Acesso em: 28 mar. 2024.