Retratação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0052r

Resumo

RETRATAÇÃO

 

A equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão seguindo o Committee on Publication Ethics – COPE e o SciELO – Guia para o registro, marcação e publicação de retratação, comunica a retratação do artigo:

 

  • CUSTODIO, Vanessa Celia Domingos; DIAZ, Iara Del Pilar Solar; MELO, Catia. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho na região do ABC Paulista: uma visão ampla. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0052, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0052. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15882

 

Identificou-se que o referido artigo contém dezenas de transcrições ipsis litteris de parágrafos, sem aspas e sem a indicação da devida referência em nota de rodapé dos seguintes textos: 

 

Muito embora a dissertação de mestrado “Inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho : desafios e tendências” (2006), de Jorge Luiz Moraes Doval, conste da lista de referências citadas ao final do artigo, o texto contém dezenas de parágrafos que consistem em transcrições literais da obra mencionada, sem aspas e sem a respectiva atribuição de autoria em nota de rodapé.

Após análise minuciosa da situação, a equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão concluiu que as numerosas transcrições literais de parágrafos de outros textos no artigo em questão, desprovidas de aspas e da devida indicação de autoria em nota de rodapé, caracterizam plágio.

Ressalta-se que, nas Diretrizes para Autores da REAI, consta: 

“A Revista Educação, Artes e Inclusão recebe trabalhos ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autoras e autores brasileiras/os e estrangeiras/os, com mestrado e/ou doutorado [...]” 

Ademais, entre as Condições para submissão do artigo assinaladas pelos autores como requisito para conseguir submeter o artigo no sistema eletrônico da revista, encontra-se a seguinte:

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

Pelas razões acima expostas, a Revista Educação, Artes e Inclusão reitera seu compromisso com a ética e as boas práticas editoriais e comunica a retratação do referido artigo.



Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Editora Geral da Revista



Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

13-10-2025

Como Citar

REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO. Retratação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0052r , 2025. DOI: 10.5965/198431782012024e0052r. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/28045. Acesso em: 16 out. 2025.