[Artigo retratado] A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho na região do ABC Paulista: uma visão ampla

Autores

  • Vanessa Celia Domingos Custodio Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas image/svg+xml
  • Iara Del Pilar Solar Diaz Universidade Federal da Bahia image/svg+xml
  • Catia Melo Centro Universitário Fundação Santo André image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0052

Palavras-chave:

educação inclusiva, inclusão social, mercado de trabalho, pessoas com deficiência

Resumo

RETRATAÇÃO

 

A equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão seguindo o Committee on Publication Ethics – COPE e o SciELO – Guia para o registro, marcação e publicação de retratação, comunica a retratação do artigo:

 

  • CUSTODIO, Vanessa Celia Domingos; DIAZ, Iara Del Pilar Solar; MELO, Catia. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho na região do ABC Paulista: uma visão ampla. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0052, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0052. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15882

 

Identificou-se que o referido artigo contém dezenas de transcrições ipsis litteris de parágrafos, sem aspas e sem a indicação da devida referência em nota de rodapé dos seguintes textos: 

 

 

Muito embora a dissertação de mestrado “Inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho : desafios e tendências” (2006), de Jorge Luiz Moraes Doval, conste da lista de referências citadas ao final do artigo, o texto contém dezenas de parágrafos que consistem em transcrições literais da obra mencionada, sem aspas e sem a respectiva atribuição de autoria em nota de rodapé.

Após análise minuciosa da situação, a equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão concluiu que as numerosas transcrições literais de parágrafos de outros textos no artigo em questão, desprovidas de aspas e da devida indicação de autoria em nota de rodapé, caracterizam plágio.

Ressalta-se que, nas Diretrizes para Autores da REAI, consta: 

“A Revista Educação, Artes e Inclusão recebe trabalhos ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autoras e autores brasileiras/os e estrangeiras/os, com mestrado e/ou doutorado [...]” 

Ademais, entre as Condições para submissão do artigo assinaladas pelos autores como requisito para conseguir submeter o artigo no sistema eletrônico da revista, encontra-se a seguinte:

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

Pelas razões acima expostas, a Revista Educação, Artes e Inclusão reitera seu compromisso com a ética e as boas práticas editoriais e comunica a retratação do referido artigo.



Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Editora Geral da Revista




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Biografia do Autor

Vanessa Celia Domingos Custodio, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Universidade Metodista de São Paulo, Bacharel em Educação Física e Graduação Bacharel pela Universidade FMU em Fonoaudiologia. Atualmente atua como palestrante motivacional na área com PcD

Iara Del Pilar Solar Diaz, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Genética e Melhoramento Animal. Em 2013 e 2014 foi Coordenadora dos Serviços Genéticos da Agroceres PIC Brasil e Argentina. Possui graduação em zootecnia pela Universidade de Marília e título de Mestre e Doutor na área de Genética e Melhoramento Animal pela faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP). Em 2011 e 2012 esteve na Colorado State University, CO, EUA, onde realizou parte de seu doutorado (período de 1 ano). Tem o título de pós-doutora pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP) em Genética e Melhoramento Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, estimação de parâmetros, modelos, softwares e programação para análise de dados.

Catia Melo, Centro Universitário Fundação Santo André

Bacharel e licenciada plena em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestra e Doutoranda em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC, com pesquisa em depressão, ansiedade e doença de Alzheimer relacionadas à termorregulação. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Libras - Língua Brasileira de Sinais. Aprimoramento Profissional em Educação Ambiental e Zoológicos, com enfoque em Atividades Educativas Inclusivas na Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

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Publicado

05-03-2024

Como Citar

CUSTODIO, Vanessa Celia Domingos; DIAZ, Iara Del Pilar Solar; MELO, Catia. [Artigo retratado] A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho na região do ABC Paulista: uma visão ampla. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0052, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0052. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15882. Acesso em: 25 out. 2025.