Retratação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0051r

Resumo

RETRATAÇÃO

 

A equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão seguindo o Committee on Publication Ethics – COPE e o SciELO – Guia para o registro, marcação e publicação de retratação, comunica a retratação do artigo:

 

 

Identificou-se que o referido artigo contém dezenas de transcrições ipsis litteris de parágrafos, sem aspas e sem a indicação da devida referência em nota de rodapé dos diversos textos, dentre os quais:

  • MARCHI, Salette Mafalda Oliveira. Presenças do corpo feminino na arte: aproximações a partir de Orlan. 2009. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Área de concentração em Arte Contemporânea, Linha de Pesquisa Arte e Cultura, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 123p. 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/5185 
  • DUARTE, Eunice Gonçalves. Orlan do outro lado do espelho [em linha]. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2017. Disponível em: https://arquivo.bocc.ubi.pt/pag/Duarte-Eunice-Orlan.pdf 
  • JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto da arte. São Paulo: Estação da Liberdade, 2002. 
  • KLOTZ, Gleicimara Araujo Queiroz. Percepção estética do envelhecimento feminino. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-08082016-140517/pt-br.php 
  • BARBON, Lilian Patricia O autorretrato fotográfico na arte contemporânea / Lilian Patricia Barbon. – 2012 195 p. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000050/000050a4.pdf 
  • PIAZZA, Rosana Aparecida dalla. O reflexo da arte em Inhotim. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.93.2020.tde-14082020-185435
  • ALTAF, Gabriela Berutto. As belas que me perdoem: marcas do feio na contemporaneidade. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Estudos de Cultura, Universidade Católica Portuguesa, [s. l.], 2014. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/16379

Além de trechos de matérias dos seguintes sites:

 

Muito embora alguns dos referidos textos constem na lista de referências citadas ao final do artigo, o artigo contém dezenas de parágrafos que consistem em transcrições literais das obras mencionadas, sem aspas e sem a respectiva atribuição de autoria em nota de rodapé.

Após análise minuciosa da situação, a equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão concluiu que as numerosas transcrições literais de parágrafos de outros textos no artigo em questão, desprovidas de aspas e da devida indicação de autoria em nota de rodapé, caracterizam plágio.

Ressalta-se que, nas Diretrizes para Autores da REAI, consta: 

“A Revista Educação, Artes e Inclusão recebe trabalhos ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autoras e autores brasileiras/os e estrangeiras/os, com mestrado e/ou doutorado [...]” 

Ademais, entre as Condições para submissão do artigo assinaladas pelos autores como requisito para conseguir submeter o artigo no sistema eletrônico da revista, encontra-se a seguinte:

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

Pelas razões acima expostas, a Revista Educação, Artes e Inclusão reitera seu compromisso com a ética e as boas práticas editoriais e comunica a retratação do referido artigo.



Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Editora Geral da Revista



Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

13-10-2025

Como Citar

REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO. Retratação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0051r , 2025. DOI: 10.5965/198431782012024e0051r. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/28046. Acesso em: 16 out. 2025.