Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781642020166Palavras-chave:
atenção, cuidado, crianças, ecologia da atenção.Resumo
Este estudo analisa uma experiência realizada no Brasil, na qual crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros problemas relacionais, usuárias de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), participam de uma oficina de leitura de literatura. A proposta da Oficina da Palavra é oferecer uma alternativa ao uso da medicação como modo central de tratamento, por meio de um dispositivo grupal e participativo de leitura e também de cuidado. A oficina foi realizada como uma pesquisa-intervenção baseada no método da cartografia. Através da proposição de um dispositivo grupal de cuidado, dá-se relevo à dimensão conjunta da atenção e a importância de construir ecossistemas atencionais nos quais a atenção a si e aos outros é cultivada. A partir de uma perspectiva ecológica que ultrapassa o viés individualista e naturalista da atenção, o cuidado dos problemas atencionais surge como um trabalho de cultivo de correspondência e atenção conjunta concentrada e aberta, envolvendo a construção de ecossistemas atencionais favoráveis.
Downloads
Referências
BERGSON, H. (1922/2001). Introduction (deuxième partie): de la position des problèmes » [1922], La pensée et le mouvant dans Œuvres, André Robinet (éd.), Paris, Presses universitaires de France, p. 1271-1330, 2001 [1959].
BOULLIER, D. Por une conception cosmopolitique du care. Cosmopolitiques. Laboratoire des pratiques l’écologie politique, 2010. Disponível em: https://blogs.mediapart.fr/dominique-g-boullier/blog/310810/pour-une-conception-cosmopolitique-du-care. Acessado em: 29 maio 2020.
CALIMAN, L.; DOMITROVIC, N. Uma análise da dispensa pública do metilfenidato no Brasil: o caso do Espírito Santo, Physis, vol. 23, n.3, p. 879-902, 2013.
CALIMAN, L. et al. O Cultivo Atencional como Exercício de Participação: Oficinar com Crianças na Saúde Mental. Ayvu, Rev. Psicol., v. 05, n. 01, p. 42-66, 2018.
CALIMAN, L. et al. Oficina da Palavra: literatura, infância e cultivo da atenção. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 14, n. 1, janeiro-março, 2019.
CALIMAN, L.; PRADO, M. R. Prise de psychostimulants et attention: l’expérience de deux adolescents diagnostiqués TDAH au Brésil et en France. La nouvelle revue, Éducation et société inclusives, 85, p. 261-276, april, 2019.
CHAVES, F. A. M.; CALIMAN, L. Entre Saúde Mental e a Escola: A Gestão Autônoma da Medicação. Rev. Polis e Psique, V. 7, N. 3, p. 36-60, 2017.
CITTON, Y. Pour une écologie de l’attention. Paris: Le Seuil, 2014, p. 313.
CONRAD, P. The discovery of hyperkinesis: notes on the medicalization of deviant behavior. Soc. Probl., v. 23, n.1, p. 12-21, 1975.
CONRAD, P. Expansion: from hyperactive children to adult ADHD. In: CONRAD, P. (org.). The medicalization of society: on the transformation of human conditions into treatable disorders. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2006, p.46-69.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mille Plateaux. Paris: Minuit, 1980, p. 645.
DEPRAZ, N. De l’“inter-attention” à l’attention inter-relationnelle. Le croisement de l’attention et de l’intersubjectivité à la lumière de l’attention conjointe. Symposium. V. 14, p.104-118, 2010.
DEPRAZ, N.; VARELA, F.; VERMERSCH, P. On becoming aware: A pragmatic of experiencing. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 2003, p. 281.
DRUCE, A. Bruxa, bruxa, venha à minha festa. Ilustrações: Pat Ludlow. São Paulo: Editora Brinque-book, 2008.
FREUD, S. (1912). Conseils aux médecins sur le traitement psychanalytique. Disponível em https://psycha.ru/fr/freud/1912/conseils_medecins.html. Acesso em: 29 maio 2020.
GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO – Guia de Apoio a Moderadores. CAMPOS, Rosana et al. DSC/FCM/UNICAMP; AFLORE; DP/UFF; DPP/UFRGS: 2014, p. 44. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/paganex/guia_gam_moderador_-_versao_para_download_julho_2014.pdf. Acesso em: 29 maio 2020.
GUIA DA GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO – GAM. CAMPOS, Rosana et al. DSC/FCM/UNICAMP; AFLORE; IPUB/UFRJ; DP/UFF; DPP/UFRGS, 2012, p. 71.
HUSSERL, E. De la sinthèse passive. Grenoble, França: Jérôme Milon, 1998, p. 431.
INGOLD, T. Anthropology and/as education. Routledge: New York, 2018, p. 94.
JAMES, W. The principles of Psychology. New York: Dover, 1950.
KASTRUP, V. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, v. 16, n. 30, p. 07-16, 2004.
KASTRUP, V. Sobre livros e leitura. In: Kastrup, V.; Tedesco, S; Passos, E. (orgs.). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008a, p. 241-266.
KASTRUP, V. Cartografias literárias. In: Kastrup, V.; Tedesco, S; Passos, E. (orgs.). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina. 2008b, p. 267-295.
KASTRUP, V. Production de subjectivité dans un atelier de lecture au Brésil. Chimères, v. 49, p.34-46, 2003.
KASTRUP, V. La cartographie comme méthode: Pistes pour la pratique d’une recherche-intervention. Bulletin de Psychologie, v. 536, n. 2, p. 125-134, 2015.
KASTRUP, V. Le fonctionnement de l’attention dans le travail du cartographe. Multitude, v. 75, n. 2, p.135-144, 2019.
KINOSHITA, R. T. Contratualidade e reabilitação psicossocial. In: PITTA, A. M. F. (org.). Reabilitação psicossocial no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1996.
LACHAUX, J. P. Le Cerveau attentive: Contrôle, maîtrise et lâcher-prise. Odile Jacob: Paris, 2013, p. 385.
DE-NARDIN, N. H.; SORDI, R. O. Aprendizagem da atenção: uma abertura à invenção. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, 2008.
ORTEGA, F.; ZORZANELLI, R.; GONÇALVES, P. V. Academic and professional Tensions and debates around ADHD in Brazil. In: BERGEY, M.; FILIPE, A.; CONRAD, P.; SINGH, I. (eds.). Global perspectives on ADHD: Social dimensions of diagnosis and treatment in sixteen countries, Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2018. p. 186-207.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, L. (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 206.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. (orgs.). Pistas do Método da Cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum (vol. 2). Porto Alegre: Sulina, 2016, p. 310.
PASSOS, E. et al. Autonomia e cogestão na prática em saúde mental: o dispositivo da gestão autônoma da medicação (GAM). Aletheia, Canoas, RS, Brasil, v. 41, p. 24-38, 2013.
PETIT, M. L'art de lire ou comment résister à l'adversité. París: Editions Belin, 2008.
ROLNIK, S. Cartografia sentimental. Porto Alegre: Sulina, 2014, p. 247.
SCAIFE, M; BRUNER, J.S. The capacity for joint visual attention in the infant. Nature, v. 253, n. 5489, p. 265-266, jan., 1975.
STENGERS, I. Introduction: Propagation des concepts. In: STENGERS, I. (org.) D’une scienece à l’autre: des concepts nomads. Paris: Seuil, 1987, p. 9-26.
STERN, D. The interpersonal world of the infant: a view from psychoanalysis and developmental psychology. LondreS: Karnac Books, 1998.
TARDE, G. Les lois le l’imitation. Paris: Les empêcheurs de penser en rond, 2001, p. 447.
TOMASELLO, M. Joint Attention as Social Cognition. In: MOORE, C.; DUNHAM, P. J. (eds.) Joint Attention: its Origins and Role in Development (1995). New York: Psychology Press, 2014, p.103-130.
UEXKULL, J. Von mondes animaux et monde humain. Paris: Pocket, 2004, p. 188.
VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. L’inscription corporelle de l’esprit. Paris: Seuil, 1993, p. 382.
VERMERSCH, P. L’attention entre phénoménologie et sciences expérimentales: Eléments de rapprochement. Expliciter, v. 44, p.14-43, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luciana Vieira Caliman, Janaína Mariano César, Virgínia Kastrup

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.