Contribuição da cultura afro-americana à filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020010

Palavras-chave:

Jazz, Ontologia da arte, Tradição, Criação, Participação,

Resumo

As músicas provenientes do campo jazzístico contagiaram a cultura mundial. Contudo, de forma excepcional, a cultura afro-americana se construiu do ponto de vista da história dos vencidos. Essa “apoteose dos vencidos” requer uma reconsideração de nossa ontologia da arte. De fato, o autor das músicas do campo jazzístico desaparece em benefício da tradição e a invenção se articula sobre a imitação. Mas, por meio da invocação (tropo) da “chamada e resposta”, o indivíduo se encontra absorvido no coletivo: é a fronteira entre criação e contemplação que parece perder sua pertinência. Todavia, por trás deste questionamento da ontologia da arte, existe toda a dialética sujeito/objeto através da qual se articula uma filosofia ocidental. Certamente, não se trata mais de um sujeito que cria (autor) ou que contempla (espectador) uma obra. A obra como um objeto colocado face à consciência de um sujeito se reabsorve em um momento participativo, a consciência não é mais consciência de, nem consciência para alguma coisa, mas consciência com um mundo que se constrói.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Béthune, Université de Saint-Étienne

Centre de Recherches

Referências

ARISTOTE. La Politique. Trad. J. Tricot. Paris: J. Vrin, 1970. (Texto estabelecido por Becker: Politique,III, 5, 1278a, 20).

BENJAMIN, Walter. Sur le programme de la philosophie qui vient. In: _. Oeuvres I, Trad. Maurice de Gandillac, par Rainer Rochlitz et Pierre Rusch. Paris: Gallimard/Folio, 2000.

BENJAMIN, Walter. Thèses sur le concept d’histoire. In: _. Oeuvres III. Traduction Maurice de Gandillac revue par Rainer Rochlitz et Pierre Rusch. Paris: Gallimard/Folio, 2000.

BENJAMIN, Walter. Paris capitale du XIX siècle. Traduction Jean Lacoste. Paris: Cerf, 1989.

BÉTHUNE, Christian. L’apothéose des vaincus. Toulouse: Presse Universitaire du Midi, 2019.

BOISSIÈRE, Anne. Chanter, Narrer Danser, Contribution à une philosophie du sentir. Sampzon: Editions Delatour, 2016.

BOULEZ, Pierre. Penser la musique aujourd’hui. Mayence: Gonthier/Médiation. 1963.

BROWN, Cecil. Stagolee Shot Billy. Cambridge: Harvard University Press, 2003.

COHEN-AVENEL, Pascale. Si on a du jazz pas besoin de schnaps: jazz négritude et démocratie sous la république de Weimar. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2011.

DOUGLASS, Frederic. Life and time of Frederick Douglass Written by Himself. Boston: De Wolfe & Fiske, 1892.

EPSTEIN, Dena. Sinful Tunes and Spirituals: Black Folk Music to the Civil War. Urbana, Chicago: University of Illinois Pres, 2003.

HARTMAN, Saidiya. Scenes of Subjection. New York: Oxford Univesity Press, 1997.

JACKSON, Bruce. Wake up Dead Man. Georgia: University of Georgia Press, 1999.

JONES, Leroi. Blues people. New York: Melrose Music Corp, 1963.

LASSAUZET, Benjamin. L’humour chez Claude Debussy. Paris: Hermann, 2019.

ROACH, Max. Jazz Magazine. Fontainebleau. n° 238, nov. 1975, p.20-21.

ROACH, Max. Jazz Magazine. Fontainebleau. n°435, mar. 1994, p. 16.

MELLON, James. Paroles d’esclaves: Les jours du fouet. Trad. Helaina Pisar avec la collaboration de Sarah et Denis Baldwin-Beneich. Paris: Seuil, 1991.

REDIKER, Marcus. The Slave Ship: A Human History. New York: Penguin Books, 2007.

SOUTHERN, Eileen. Histoire de la musique Noire américaine. Trad. Claude Yelnik, Paris: Buchet Chastel, 1976.

STRAUS, Erwin. Les formes du spatial, leur signification pour la motricité et la perception. Traduction Michèle Gennart. In: Jean-François Courtine (Org.) Figures de la subjectivité: approches phénoménologiques et psychiatriques. Paris: C.N.R.S, 1992, p. 15-49.

THOMPSON, Katarina Dyone. Ring Shout, Wheel about: The racial politics of music and dance in North American Slavery, Chicago: University of Illinois Press, 2014.

WHITE, Shane; WHITE, Graham. The Sound of Slavery. Boston: Beacon Press, 2005.

Downloads

Publicado

01-07-2020

Como Citar

BÉTHUNE, Christian. Contribuição da cultura afro-americana à filosofia. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 010–030, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17540. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

LEITURAS INCLUSIVAS DE MUNDO