O PENSAR CRIATIVO - O PROCESSO CRIATIVO E O ENSINAMENTO DAS CORES

Autores

  • Dulce Maria Holanda Maciel CEART/DMO
  • Fabiana Ludwig dos Santos CEART/DMO
  • Schirlei Martins O. San Romãn Bolsista PIBIC/Cnpq

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267212016214

Palavras-chave:

Criatividade, Cor, ensino

Resumo

Este texto relata uma experiência no aprendizado sobre cores realizada na disciplina intitulada Fundamentos da Cor do curso de Design de Moda do CEART/UDESC no ano de 2012. O grande desafio estabelecido na disciplina foi ensinar os conceitos básicos relativos a cores, suas características, usos, círculo cromático e esquemas harmônicos. No começo da disciplina foram estabelecidas as tarefas e o aporte teórico o qual envolveu o processo criativo e o ensinamento das cores através de exercícios desenvolvidos em sala de aula. Este texto demonstra uma breve apresentação do trabalho desenvolvido no semestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, N. F.; SEMINERIO, F. L. P. Cognição e Emoção: a importância do imaginário para a metacognição e a educação. In. LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (Org.) Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade.S. l.]: Alinea, 2005.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. S. l.]: Companhia Editora Nacional, 1971.DEWEY, J. Meu credo pedagógico. In. D’ÁVILA, Antônio. Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1954.

KNELLER, G. F. Arte e ciência da criatividade.5. ed. São Paulo: Ibrasa, 1978.MINSKY, M. A sociedade da mente.Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

MUNARI, B. Diseño y comunicación visual.Barcelona: Gustavo Pili, 1975.

PREDEBON, J.Criatividade-abrindo o lado inovador da mente:um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser criança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

RIBEIRO, C. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, online] v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16802.pdf>. Acesso em 26 out. 2015.

SCHLOCHAUER, C. Desenvolvimento da criatividade em estudantes universitários:uma análise de estratégias de ensino. 2007. Projeto de pesquisa para processo de seleção (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em <http://cappf.org.br/tiki-download_wiki_attachment.php?attId=37>. Acesso em 28 fev. 2011.

TAYLOR, C. W. Criatividade:progresso e potencial. 2. ed. São Paulo: Ibrasa 1976.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

MACIEL, D. M. H.; DOS SANTOS, F. L.; SAN ROMÃN, S. M. O. O PENSAR CRIATIVO - O PROCESSO CRIATIVO E O ENSINAMENTO DAS CORES. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2022. DOI: 10.5965/24471267212016214. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/7446. Acesso em: 26 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos Seção temática