Nas entrelinhas da prática artística e pedagógica da pintura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025172

Palavras-chave:

Prática Artística, Prática Pedagógica, Artes Visuais, Pintura, Abordagem Triangular, Metodologia

Resumo

O artigo refere-se ao resultado de uma pesquisa em/sobre Artes Visuais/Pintura e em/sobre Arte/Educação, voltado à análise da metodologia de ensino/aprendizagem de duas disciplinas de Pintura do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará. Debruçou-se na seguinte questão: Como as práticas artísticas podem influenciar e serem influenciadas pela prática pedagógica? Adotou-se como metodologia a Abordagem Triangular: Ler, fazer/criar e contextualizar. A contextualização se fez presente nos processos de ler e de fazer uma virada etnográfica na arte contemporânea, que envolveu (auto)biografias, paradigma artista/professora/pesquisadora. Conclui-se que é impossível separar o eu profissional do eu pessoal e a importância de investigações que reflitam sobre as interseções entre criação artística e docência em Artes Visuais/Pintura no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Britto, Universidade Federal do Pará

Docente do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Artista Visual e doutora em Antropologia.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. Uma introdução à arte/educação contemporânea. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 11-22.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARBOSA, Ana Mae. O ensino das Artes Visuais na Universidade. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 331-347, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180048. Acesso em: 15 jul. 2022.

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da Arte no Brasil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Org.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). A Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae; LIMA, Sidiney Peterson Ferreira de. In: Léxico da Arte/Educação Brasileira. Curitiba: CRV, 2024. p.18-23.

BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: EDUFRGS, 2002.

CATTANI, Icleia B. Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: EDUFRGS, 2002. p. 37-49.

COLEGIADO do Curso de Artes Visuais (Org.). Projeto Político Pedagógico do Curso de Artes Visuais. Proposta de atualização curricular e mudança de licenciatura em educação artística habilitação em artes plásticas para graduação em artes visuais nas modalidades licenciatura e bacharelado. Belém: UFPA/FAV/ICA, 2007. 56p. (impresso).

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUTRA, Jonathan Clark Lobo. Memorial da Obra: O Corpo Trans, 2023. Belém: UFPA, 3023. Impresso.

DUTRA, Jonathan Clark Lobo. Memorial da Obra: O Sonho, 2023. Belém: UFPA, 3023. Impresso.

DOSSE, Françoise. O desafio biográfico: escrever uma vida. Tradução Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: EDUSP, 2009.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Sion: IDE, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/jspui/bitstream/123456789/54490/1/gadotti-educacao-nao-formal.pdf. Acesso em: 23 mar. 2025

LEJEUNE, Philipe (Org.). O pacto Autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: EDUFMG, 2014.

LIMA, Evelyn. Segunda Avaliação Disciplina Fundamentos da Pintura e Autoavaliação Final 2023.4. Disciplina Fundamentos da Pintura. Planilha do Formulário Google Forms. Belém: UFPA, 2023.

NASCIMENTO, Milton. Travessia: Caçador de mim. Letra: Sergio Magão, Luiz Carlos. CD, Universal Disco, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MOKARZEL, Marisa. Cor: Corpos e Tempos. In: BRITTO, Rosangela (Org.). Cor: Corpos e Tempos. Belém: Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA, 2023. p.1-5. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1198. Acesso em: 15 abr. 2024.

PAREYSON, Luige. Definição de arte. In: PAREYSON, Luige. Os problemas da estética. Tradução de Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

PILLAR, Analice Dutra. Leitura e Releitura. In: PILLAR, Analice Dutra. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.p.9-21.

PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Pensamentos e procedimentos de pesquisa em/sobre Artes. In: ROCHA, Maurilio Andrade; MEDEIROS, Afonso (Org.). Fronteiras e Alteridade: olhares sobre as artes na contemporaneidade. Belém: Programa de Pós-Graduação em Artes, 2014. p.15-23.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em Artes Visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: EDUFRGS, 2002. p. 125-140

VELHO, Gilberto. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da Sociedade Contemporânea. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

VELHO, Gilberto. Projeto Metamorfose: Antropologia das Sociedades Complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

BRITTO, Rosangela. Nas entrelinhas da prática artística e pedagógica da pintura. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 172–191, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025172. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25483. Acesso em: 20 set. 2025.