Nas entrelinhas da prática artística e pedagógica da pintura
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671112025172Palavras-chave:
Prática Artística, Prática Pedagógica, Artes Visuais, Pintura, Abordagem Triangular, MetodologiaResumo
O artigo refere-se ao resultado de uma pesquisa em/sobre Artes Visuais/Pintura e em/sobre Arte/Educação, voltado à análise da metodologia de ensino/aprendizagem de duas disciplinas de Pintura do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará. Debruçou-se na seguinte questão: Como as práticas artísticas podem influenciar e serem influenciadas pela prática pedagógica? Adotou-se como metodologia a Abordagem Triangular: Ler, fazer/criar e contextualizar. A contextualização se fez presente nos processos de ler e de fazer uma virada etnográfica na arte contemporânea, que envolveu (auto)biografias, paradigma artista/professora/pesquisadora. Conclui-se que é impossível separar o eu profissional do eu pessoal e a importância de investigações que reflitam sobre as interseções entre criação artística e docência em Artes Visuais/Pintura no Ensino Superior.
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