Sobre ser professor artista: possibilidades metodológicas para o ensinar e o fazer artístico

Autores

  • Káritha Bernardo de Macedo Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267512019037

Palavras-chave:

metodologia de ensino , fazer artístico , arte

Resumo

Este é um relato sobre as vivências da disciplina “Sobre Ser Professor Artista”, a qual articula teorias e práticas do ensino das artes, sobretudo, a partir do pensamento filosófico de Dewey. Em sua perspectiva, a educação é compreendida como um fazer artístico (e criativo) que abre espaço para o professor-artista. Assim, almeja-se apresentar a metodologia de ensino diferenciada que foi aplicada na disciplina, na expectativa que propostas transgressoras e ativas como essa possam despertar novas práticas pedagógicas e processos artísticos. A discussão perpassa as bases teóricas da disciplina, principalmente pela leitura contemporânea dos palestrantes convidados. Posteriormente, apresenta-se as experiências do ciclo de desafios, propostos como forma de instigar o pensamento reflexivo e a pesquisa por meio de práticas artísticas, conforme entende Sullivan (2005). Como principal aprendizado, ficou a concepção que a arte também é vida e o pensamento artístico e criativo fazem parte do cotidiano.

 

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Biografia do Autor

Káritha Bernardo de Macedo, Instituto Federal de Santa Catarina

Káritha Bernardo de Macedo é doutoranda do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais - PPGAV, Linha Ensino das Artes Visuais, da Universidade Do Estado De Santa Catarina – UDESC, mestre em História (2014) e bacharel em Moda (2011) pela mesma instituição; professora do Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC da área de Vestuário. Endereço para acessar Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7252572511854491 .

Referências

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

MACEDO, Káritha Bernardo de. Sobre ser professor artista: possibilidades metodológicas para o ensinar e o fazer artístico. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2019. DOI: 10.5965/24471267512019037. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/14770. Acesso em: 4 dez. 2024.