In the light of creation: scenic lighting as the instigator of the creation of the short film “windows of the soul”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020220210202

Keywords:

scenic lighting, short film, windows of the soul, creative process

Abstract

This article aims to do an aesthetic and technical analysis of the creative process of the making of the short film “windows of the soul” by the director Jonas Estevão, developed at the second academic semester of 2020 at the Federal University of Ouro Preto, under orientation of the Professor Doctor Letícia Andrade, professor of Theatrical Lighting Design of the Arts Departament of the Philosophy and Arts Institute of the same University. The text describes how the Scenic Lighting was the main trigger of the aesthetic and narrative construction of the work.

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Author Biographies

Jonas Estevão Ferreira Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduando no Bacharelado em Artes Cênicas na modalidade de Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É ator, iluminador e diretor. Atualmente é monitor das disciplinas de Iluminação Teatral do Departamento de Artes da UFOP e membro do grupo Midiactors DEART/UFOP.

Leticia Mendes de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Letícia Mendes de Oliveira, conhecida artisticamente como Letícia Andrade (sobrenome materno), é atriz, dramaturga e diretora. Hoje é professora efetiva do DEART/IFAC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de teoria da encenação e iluminação e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do IFAC/UFOP.  Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, com a tese "O papel do espectador nas dramaturgias contemporâneas brasileiras" [Orientador: Dr. Antonio Hildebrando]. Mestre em Teoria da Literatura, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, UFMG, com a dissertação intitulada: "Instantâneos: o conto mínimo e a cena teatral em Fernando Bonassi" [Orientador Dr. Luis Alberto Brandão]. Formada no curso de formação de atores Teatro Universitário da UFMG, com a duração de 3 anos, em 1999.  Realizou pós-doutorado na Faculdade de Letras da UFMG, pesquisando diretoras mineiras, sob a supervisão de Sara Rojo. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o Teatro Performativo, Visualidades, Tecnologias da Cena e História das Diretoras Brasileiras. Dirigiu, em 2013, dois espetáculos em Ribeirão Preto "Soterramento", de Lucas Arantes e "Dá licença, senão eu grito!", de sua autoria. Em 2015, dirigiu o espetáculo "Os Estranhos", com alunos do curso de Licenciatura em Teatro da UFS. Em 2016, dirigiu "Res[sus]citações e outras formas de sangue", com o grupo Midiactors, e realizou também a composição do figurino e a iluminação. Coordenou o projeto "Lumiar de aulas virtuais de iluminação teatral" e dialoga com as pesquisas do Grupo de pesquisa Midiactors da UFOP. Em 2018, dirigiu e escreveu "Ela veio para ficar", com o Midiactors, apresentado no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana também no mesmo ano. Em 2019, escreve ?Amazônia em cinzas?, solo de Tiago Gambogi.

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Published

2021-12-31

How to Cite

GOMES, Jonas Estevão Ferreira; OLIVEIRA, Leticia Mendes de. In the light of creation: scenic lighting as the instigator of the creation of the short film “windows of the soul”. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1–28, 2021. DOI: 10.5965/27644669020220210202. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21063. Acesso em: 19 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Luz e Cena em Campo Expandido. Iluminação e Audiovisual