Evolução dos teores de metais pesados em um Latossolo Vermelho distrófico típico pelo uso de um resíduo da indústria de celulose

Autores

  • José Alfredo da Fonseca
  • Ana Lúcia Hanisch
  • Rogério Luiz Backes

Palavras-chave:

Milho, Lama de cal, Dregs, Grifts, Chumbo solúvel.

Resumo

Visando avaliar o comportamento do cádmio (Cd), do chumbo (Pb), do níquel (Ni), do mercúrio (Hg) e do cromo (Cr) no solo, após a aplicação de uma mistura de lama de cal, dregs e grits (LCDG) oriundos de uma indústria de celulose, foi implantado um experimento com duração de cinco anos em um Latossolo Vermelho distrófico típico, cultivado com milho. Os tratamentos foram compostos de frações de LCDG, tendo como base a recomendação para elevação do pH a 6,0 pelo índice SMP, calcários dolomítico (CD) e calcítico (CC), e uma mistura da LCDG com o CD, usados como referenciais. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com parcelas subdivididas sobre as quais foram reaplicados os mesmos tratamentos após um ano da aplicação inicial. Nas quantidades testadas, a aplicação da LCDG não alterou os teores totais do Cd, Pb, Ni, Hg e Cr no solo e diminuiu os teores de Pb solúvel com a consequente diminuição de sua disponibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FONSECA, José Alfredo da; HANISCH, Ana Lúcia; BACKES, Rogério Luiz. Evolução dos teores de metais pesados em um Latossolo Vermelho distrófico típico pelo uso de um resíduo da indústria de celulose. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 11, n. 1, p. 17–25, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5232. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>