Maturação, amadurecimento de frutos e controle de podridões de Penicillium spp. em maçãs ‘Fuji’ com a aplicação pré-colheita de indutores de resistência

Autores

  • Patricia Frose Stella
  • Cristiano André Steffens
  • Cassandro Vidal Talamini do Amarante
  • Mariuccia Schlichting de Martin

Palavras-chave:

Mofo azul, Incidência, Severidade, Amadurecimento.

Resumo

Grande parte das perdas pós-colheita na pomicultura se deve a ocorrência de doenças, sendo o mofo azul uma das principais. Este estudo teve o objetivo de avaliar o efeito da aplicação pré-colheita das substâncias fosfito de potássio e bioflavonóides + fosfito sobre o controle de podridão por Penicillium spp. e  sobre a maturação e amadurecimento de maçãs ‘Fuji’. As variáveis analisadas foram incidência e severidade de danos pela podridão de Penicillium spp., firmeza de polpa, atributos de textura, sólidos solúveis, acidez titulável, índice iodoamido, cor da epiderme, taxa respiratória e produção de etileno. Utilizou-se delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). O uso de indutores de resistência não controla a incidência e severidade de podridões por Penicillium spp. O fosfito de potássio na dose de 3 mL L-1, aplicado cinco dias antes da colheita, apresentou a melhor eficiência na redução da severidade de Penicillium spp. Conclui-se que a aplicação pré-colheita dos indutores de resistência não influencia a maturação e amadurecimento de maçãs ‘Fuji’ mantidas em condição ambiente e o fosfito de potássio retarda o desenvolvimento das lesões de Penicillium spp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-24

Como Citar

STELLA, Patricia Frose; STEFFENS, Cristiano André; AMARANTE, Cassandro Vidal Talamini do; MARTIN, Mariuccia Schlichting de. Maturação, amadurecimento de frutos e controle de podridões de Penicillium spp. em maçãs ‘Fuji’ com a aplicação pré-colheita de indutores de resistência. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 12, n. 1, p. 31–38, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5195. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>