DIÁLOGOS ENTRE OS ESTUDOS DO COTIDIANO E A CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Autores

  • Juzelia de Moraes Silveira PMF e CC

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267332017023

Palavras-chave:

ensino da arte, docência, estudos cotidianos , cultura visual

Resumo

Este artigo constitui-se a partir de experiências vividas como docente no curso de Pedagogia a Distância – CEAD/UDESC, refletindo sobre a importância do ensino da arte na formação de futuros pedagogos. As reflexões têm como pontos centrais a atenção ao cotidiano como espaço de desenvolvimento de aprendizagens, bem como a importância da educação do olhar neste processo. Para tanto, construo esta escrita de modo dialogal com aportes e referências teóricas ligadas ao campo da Cultura Visual (HERNANDEZ, 2007, DIAS, 2011) e dos Estudos do Cotidiano (ALVES, 1998; VICTÓRIO FILHO, 2005; PAIS, 2003), no intuito de pensar acerca de como o ensino da arte pode ajudar a tecer um olhar mais atento e sensível aos saberes que são desenvolvidos nas ações cotidianas que compõem os espaços educativos, contribuindo para a formação destes profissionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juzelia de Moraes Silveira, PMF e CC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual - FAV/UFG. Bolsista REUNI - CAPES (2011-2015). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Possui Graduação em Desenho e Plástica - Artes Visuais - Bacharelado (2004) e Graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena (2006), ambas pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista PDSE - CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior), com estágio no programa de Doctorado en Artes y Educación, da Universidad de Barcelona (2013-2014). Foi professora Colaboradora da Universidade do Estado Santa Catarina/SC. Atua como professora da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Integrante do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura, da UFSM.

http://lattes.cnpq.br/1137642028366104

Referências

ALVES, N.; OLIVEIRA, I.B. Pesquisar o cotidiano na lógica das redes cotidianas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21., 1998, Caxambú. Anais. Caxambú, 1998. (minicurso).

ALVES, N.; OLIVEIRA, I.B. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Fundação Universidade De Brasília, 2011.

HERNÁNDEZ, Fernando. narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

VICTÓRIO FILHO, Aldo. A arte na/da educação: a invenção cotidiana da escola. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

SILVEIRA, J. de M. DIÁLOGOS ENTRE OS ESTUDOS DO COTIDIANO E A CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.5965/24471267332017023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/11655. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Seção temática

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.