Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade

Miguel Vellinho

Resumo


O autor apresenta os dois pilares de sua prática pedagógica. O primeiro é o método de trabalho que desenvolveu – como diretor, ator e manipulador – para treinar profissionais na prática do Teatro de Animação. Seus procedimentos, aperfeiçoados nos 18 anos de sua companhia, aproximam o Teatro de Animação de outras linguagens. O segundo pilar é seu trabalho como professor universitário, tendo criado a disciplina Teatro de Formas Animadas na UNIRIO, considerando os desafios do ensino público na Universidade – campo de formação profissional – e nos ensinos Fundamental e Médio – campos de trabalho dos futuros professores. Sua técnica busca vínculos entre artista e objeto animado, cuja expressão cênica é compreendida em sua totalidade desde a confecção dos bonecos, metodologia equivalente a uma gestação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1414573102322018112


Indexadores


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br - Tel. 3664.8353

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.