Sobre corpos e excessos: performance e política em Gorduras Saturadas de Miro Spinelli

Manolo Kottwitz, Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

Resumo


A arte da performance pode ser considerada, sui generis, um potente motor de problematizações sobre certos paradigmas éticos, estéticos e políticos que envolvem o corpo na atualidade. Este artigo procura analisar de maneira crítica as relações produzidas entre a apresentação da performance Gordura Trans #3 / Gordura Localizada #1 de Miro Spinelli, sua recepção e reverberações nas redes sociais. Sob a luz das filosofias de Baruch de Spinoza, Gilles Deleuze e Jacques Rancière, exercitamos uma leitura das ressonâncias da performance, as quais Spinelli intitula Gorduras Saturadas. Nossa intenção é articular a leitura da obra à maneira como os diferentes discursos da recepção do público evidenciam determinados tipos de experiência e os processos de subjetivação decorrentes do acontecimento.


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DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102292017030

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