Quem influencia as influenciadoras digitais? Comunicação, tendência e moda no Instagram

Olívia Blanc Gomes Coelho Gentil, Alberto Cipiniuk

Resumo


Este artigo busca descrever e analisar o fenômeno dos chamados “influenciadores digitais”, personagens célebres nas redes sociais que usam de sua influência para promover produtos do mercado da moda. Iniciaremos falando sobre gosto, que ao contrario do hegemonicamente pensando não é pessoal e sim resultante de um processo coercitivo imposto pelo grupo social que vivemos.  Ao longo do texto falaremos como a comunicação mediada por computadores altera a forma como produtos de moda vêm sendo consumidos por quem segue as influenciadoras e analisamos como isso vem sendo utilizado pelas marcas para gerar vendas.  Para isso, articulamos este fenômeno à noção teórica de “microcelebridade” (BRAGA, 2008), de modo a compreender a relação entre as influenciadoras digitais e a cadeia produtiva da indústria e comércio de vestuário.

Palavras-chave


Moda; Design; Design de Moda; consumo; Instagram; digital influencers

Texto completo:

PDF PT

Referências


BRAGA, Adriana A. Corpo-Verão: jornalismo e discurso na imprensa feminina. Rio d janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.

_______________. Microcelebridades: entre meios digitais e massivos. Revista Contrampo. Niterói, número 21, agosto de 2010. pp. 40-53.

________________. Personas Materno-Eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern. Porto Alegre: Sulina, 2008.

________________. “Todo mundo pode ter blog? Práticas de legitimação na blogsfera”. In: RODRIGUES, C. (Org.). Jornalismo On-line: modos de fazer. Rio de Janeiro/ Porto Alegre: Editora PUC-Rio/Sulina, 2009.

BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2004, p 17 - 111

CASTELLS, Manuel. A cultura da virtualidade real. In: Sociedade em Rede – A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo, Paz e Terra, 1999 pp. 412-466.

______________. Conclusão: a sociedade em rede. In: Sociedade em Rede – A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo, Paz e Terra, 1999 pp. 565-574.

GOFFMAN, Erving. Introdução/Representações. In: A Representação do Eu na Vida Cotidiana. Petrópolis, Vozes, 1998. pp. 11-75.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do Efêmero - A moda e seus destinos nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

WU, Tim. A internet contra todos. In: Impérios da Comunicação: do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro, Zahar, 2012, pp. 307 – 384.




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/982615x12242019007

Direitos autorais Olívia Blanc Gomes Coelho Gentil, Alberto Cipiniuk

Licença Creative Commons

      http://www.revistas.udesc.br/public/site/images/rocha1/ceart1.png