A arte urbana e seus possíveis entrelaçamentos: considerações sobre intervenções artísticas efêmeras
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909112014104Resumo
As cidades são tema de investigação sobre o qual artistas de distintas épocas se debruçaram e, no contexto contemporâneo, frequentemente se debruçam. Por meio deste artigo, propomos algumas reflexões acerca da arte urbana, de modo a problematizar possíveis entrelaçamentos entre esta e assuntos como a democratização da arte, as desigualdades sociais, as políticas de desenvolvimento urbano e a privatização do espaço público, que se vincula à crescente individualização e, por consequência, à diminuição das ações e pensamentos coletivos. Abordamos, ainda, algumas considerações sobre intervenções artísticas efêmeras no contexto latino americano por meio de iniciativas desenvolvidas em três diferentes realidades: uma brasileira, uma chilena e uma argentina. Frisamos a carência de referências brasileiras que tratem de coletivos artísticos no contexto latino americano. Destacamos, por fim, a necessidade de refletirmos sobre os usos atuais do espaço público ao abordarmos a inserção da arte nesses ambientes e reiteramos nossa crença de que a arte pública pode atuar como um dispositivo político contra-hegemônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Isadora Gonçalves de Azevedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.