Televisão e educação: possibilidades educacionais a partir de programas televisivos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012174Palavras-chave:
educação, ensino de artes visuais, mídia-educação, televisão, desenhos animadosResumo
Tem-se neste artigo o intuito de trazer a mídia-educação como uma tendência contemporânea. O estudo centra-se na abordagem da televisão relacionada à educação, extensivo ao ensino de artes visuais. Constata-se através de um referencial teórico atual que a presença desta mídia no cotidiano das crianças e adolescentes ainda é majoritária e, portanto, a relação desses com a televisão é de grande relevância para o contexto educacional e permite maior aproximação com a realidade vivida pelos educandos. Considerando as potencialidades educacionais a partir de programas televisivos, bem como a atuação das autoras como professoras de artes visuais em escolas da rede pública e privada, realizou-se uma pesquisa de recepção em turmas de 7o ano do Ensino Fundamental II, a qual constitui uma pequena parte neste trabalho. Os desenhos animados foram escolhidos entre os programas preferidos entre eles. Por isso, apresenta-se também neste trabalho questões referentes a esses textos sincréticos e suas possibilidades de análise.
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