Planejamento, execução e registro de entrevistas sobre design de moda: pesquisa junto a empresas no Brasil e na Alemanha

Amanda Queiroz Campos

Resumo


O presente artigo consiste no relato da experiência de abordagem de empresas de moda para desenvolvimento de entrevistas junto a designers e diretores criativos. A pesquisa em questão teve como o objetivo a coleta de dados para o desenvolvimento de tese doutoral em cotutela no Brasil e na Alemanha. O contato com as empresas e, principalmente, os desafios obtidos na criação e seleção de estratégias e ferramentas para a pesquisa qualitativa e de cunho antropológico levaram à redação deste artigo. Seu objetivo, portanto, consistiu em relatar o ocorrido em prol de servir como referência para futuras investigações qualitativas na área de design junto a empresas de design de moda.


Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo & CUNHA, Rodrigo. Grounded Theory. In: GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, AB da. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. v.2. São Paulo: Saraiva, 2006. Cap. 8, p. 241 – 266.

CHERNOBILSKY, Lilia Beatriz. El uso de la computadora como auxiliar em el análisis de datos cualitativos. In: GIALDINO, Irene Vasilachis (coord.). Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa Editoral, 2007. Cap.7, p.239-273.

CORBIN, Juliet; STRAUSS Anselm. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. 3rd edition. London: Sage, 2008.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar, UFPR (Curitiba), n.24, p. 213-225, 2004. Disponível em: . Acesso em 04 mai. 2017.

MENDIZÁBAL, Laura. Los componentes del diseño flexible en la investigacíon cualitativa. In: GIALDINO, Irene Vasilachis (coord.). Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa Editoral, 2007. Cap.2, p.65-105.

SONEIRA, Abelardo Jorge. La “Teoria fundamentada em los datos” (Grounded Theory) de Glaser y Strauss. In: GIALDINO, Irene Vasilachis (coord.). Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa Editoral, 2007. Cap.4, p.153-173.




DOI: https://doi.org/10.5965/25944630312019074

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Amanda Queiroz Campos

Indexadores, diretórios e bases de dados

      

Endereço: Lab. Moda e Sociedade - sala 51 | Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001. 

Email: modaesociedade@gmail.com

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Esta revista é um projeto interinstitucional entre os programas de pós graduação em artes, design e consumo da PPGAV/UDESC, ICA/UFC, PPGD/UFPE e PGCDS/UFRPE, com apoio da Diretoria de Ensino da Abepem.