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Diretrizes para Autores

Normas para publicação


  1. Os artigos devem ter uma extensão de 12 (doze) a 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as referências bibliográficas (exclusivamente as citadas), as ilustrações, os gráficos e as tabelas. Conforme modelo/template da revista.
  2. Ilustrações, gráficos e tabelas devem ser introduzidas no texto escrito, como imagens de alta resolução (300 dpi). Além disso, devem vir acompanhadas por título, legenda e fonte.
  3. Resenhas, entrevistas e relatos de experiência devem ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 12 (doze) páginas, respeitando as demais normas que regem a escrita dos artigos.
  4. As entrevistas poderão ser ilustradas com a fotografia do entrevistado. Deverão vir acompanhadas, na submissão, de declaração do entrevistado que está de acordo com a publicação do texto e da sua fotografia.
  5. Cabe ao autor submeter seu texto para a seção “Dossiê” ou para a seção “Aberturas Transversais”. Para o primeiro caso, o artigo deve estar em consonância com a temática do respectivo dossiê.
  6. Todos os trabalhos devem ser submetidos em PDF, sem autoria, para correção “cega”. A submissão dar-se-á exclusivamente pela plataforma eletrônica da Revista, acessada no seguinte endereço:  http://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode.
  7. Os textos submetidos à publicação deverão ser inéditos e de cunho científico consistente.
  8. A titulação necessária para o autor submeter algum trabalho para a Revista é a de “doutor”; é possível, porém, que o(s) co-autor(es) sejam mestres ou mestrandos.
  9. O número máximo de co-autorias é de 3 (três), ou seja, autor mais dois co-autores.
  10. Os textos devem conter subtítulos e apresentar as fontes de pesquisa de modo detalhado, além de ter a obrigatoriedade de evidenciar o referencial teórico, a metodologia empregada e as conclusões alcançadas de maneira clara e objetiva. Excetuando-se as entrevistas e resenhas.
  11. A correção gramatical e a versão para língua estrangeira devem ser realizadas pelo(s) autor(es) em caso de aprovação do artigo para publicação na seção Dossiê. Na versão final deverá ser fornecido o(s) nome(s), endereço eletrônico e titulação do(s) profissional(is) gabaritado (s) que realizou(aram) o trabalho de revisão gramatical e/ou versão para língua estrangeira, para os devidos créditos.
  12. Os textos devem ser formatados em fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, margens de 2,5 cm, parágrafo de 2 cm, numeração da página na lateral direita, utilizando o programa Word for Windows ou compatível – conforme modelo do template acima e salvos em PDF para a versão a ser avaliada e, em word, na sua versão final corrigida e com autoria indicada. 
  13. A primeira página deve apresentar, antes do texto principal: título, resumo com cerca de 150 (cento e cinquenta) a 250 (duzentos e cinquenta) palavras e 3 (três) palavras-chave.
  14. Para os textos da seção Aberturas Transversais, o título, o resumo e as palavras-chave deverão ser traduzidos para o inglês ou francês e colocados logo abaixo do seu correspondente em português ou espanhol, formatados em fonte Arial, tamanho 12, espaço simples, itálico.
  15. As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Estas notas devem ser colocadas ao final de cada página, utilizando letra Arial, tamanho 10 e espaço simples.
  16. As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas do sobrenome do autor, ano de edição citada e página entre parêntesis. Exemplo (SOUZA, 2005, p.47).
  17. As citações com mais de três linhas devem ser colocadas em destaque, letra Arial, tamanho 10, espaço simples, alinhamento a 4 cm da margem esquerda, seguidas do sobrenome do autor, ano de edição citada e página entre parêntesis. Em caso de citação em língua estrangeira, esta deve ser traduzida (se o autor julgar necessário o trecho original pode ser apresentado em nota de rodapé).
  18. As Referências Bibliográficas devem seguir os padrões apresentados no template acima.
  19. Ao enviar o trabalho para avaliação, o autor deve encaminhar também o Termo de Ciência e Consentimento preenchido e assinado junto aos demais arquivos submetidos como documento complementar, salvo em pdf.

     

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato PDF, sem identificação dos autores.

    Acompanha termo de ciência e consentimento.

    No caso das entrevistas, acompanha declaração autorizando a publicação da mesma pelo(s) entrevistado (s).

  3. Foi utilizado o template disponível nas normas para submeter o texto.  Diretrizes para Autores
  4. O autor que submete para a seção "Dossiê" está ciente que deverá, caso aprovado, submeter uma versão em inglês de seu texto finalizado, de forma sintética (2/3) ou completa.
  5. As imagens utilizadas estão livres de direitos autorais ou pertencem ao próprio autor.
  6. A submissão observou as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.
 

Declaração de Direito Autoral

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.