Apresentação: Dossiê Temático Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0101

Palavras-chave:

apresentação

Resumo

Apresentação do Dossiê Temático Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular para a Revista Urdimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Marques da Silva, Federal University of Rio de Janeiro

Pós-Doutor em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Graduação em Teatro pela UNIRIO. Professor Colaborador dos Programas de Pós-Graduação no Ensino das Artes Cênicas da UNIRIO e em Artes da Cena da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre o trabalho do ator e a arte do palhaço, as tradições populares brasileiras, circo e comicidade, teatro musicado e cultura popular. Ator e Diretor de Teatro.

Ana Achcar, Federal University of the State of Rio de Janeiro

Pós-doutorado pelo Centre National de Recherche Scientifique (CNRS - França). Doutora em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordena o Programa Enfermaria do Riso onde desenvolve projetos de formação, criação artística e pesquisa para palhaços que atuam em hospitais. Recentemente atuou em As Comadres sob direção de Ariane Mnouchkine. Professora associada na graduação e pós-graduação do curso de Atuação Cênica da UNIRIO. Pesquisadora, atriz e palhaça. 

André Carrico, Federal University of Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Teatro pela UNICAMP. Mestre pela mesma instituição. Graduado em Comunicação Social pela PUCCAMP. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atua no curso de Licenciatura em Teatro e nos Programas de Pós-Graduação PPGArC e PROFARTES. Como pesquisador, investiga as áreas de dramaturgia e teatro brasileiro, em especial, as poéticas cômicas e as dramaturgias de matrizes populares. 

Daniele Pimenta, Federal University of Uberlândia

Pós-doutoranda pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP).  Graduação em Artes Cênicas (UNICAMP). Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando no Curso de Teatro e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas/PPGAC. Diretora teatral e atriz.

Eliene Benício Amancio Costa, Federal University of Bahia

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuando na graduação e na Pós-garduação em Teatro. Pesquisadora Visitante na Manchester Metropolitan University (UK) e Université Paris Nanterre (FR) anos de 2017-1018. Professora Visitante na Universidad Internacional Menéndez Palayo (Valencia – Espanha - 2013).

Ivanildo Piccoli, Federal University of Alagoas

Pós-Doutorado em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrado pela UNESP. Graduação em Teatro pela Universidade São Judas Tadeu/ SP. Professor na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ator, artista circense, encenador, mascareiro.

Mario Fernando Bolognesi, São Paulo State University

Livre-Docente em Estética e História da Arte pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorado em Artes Cênicas, Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Filosofia pela UNESP. Professor Titular (aposentado) da UNESP. Foi Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA de 2018 a 2020. Bolsista em Produtividade e Pesquisa, nível 2, do CNPq.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutorado pela University of Manitoba. Pós-Doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa. Doutor pela Universidad de Lleida. Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador Residente do Centro de Inovação e Transferência do Circo da Escola Nacional de Circo de Montreal/Canadá e Membro do Conselho Científico da Plataforma Internacional CARP CIRQUE. Membro do Conselho Científico do Lume Teatro e do Conselho Editorial do Journal Circus Arts, Life and Sciences. Professor Livre Docente da FEF-UNICAMP.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

SILVA, Daniel Marques da; ACHCAR, Ana; CARRICO, André; PIMENTA, Daniele; COSTA, Eliene Benício Amancio; PICCOLI, Ivanildo; BOLOGNESI, Mario Fernando; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Apresentação: Dossiê Temático Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–8, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0101. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23670. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade