A avaliação qualitativa do ensino de Arte no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019077

Resumo

Este artigo propõe a elaboração de objetivos de aprendizagem no processo da avaliação qualitativa do ensino de Arte no Ensino Médio. O estudo apresenta critérios para analisar a efetividade do ensino de Arte. Entende-se por efetivo, o ensino de Arte que, além de propiciar o conhecimento dos recursos materiais, procedimentos e elementos de cada linguagem (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música), busca transformar os sujeitos para o exercício da criatividade, da ética e da solidariedade. A partir das categorias elaboradas por determinados estudantes e da análise crítica da terceira versão da BNCC, realizou-se um cruzamento dos dados e se propôs objetivos de aprendizagem que levam em consideração - para a avaliação qualitativa - dois campos: o da transformação dos estudantes e o da didática.

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Biografia do Autor

Tiago Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). É formado em Interpretação Teatral (2010) e licenciatura em Artes Cênicas (2015) pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou intercâmbio durante a primeira graduação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. É mestre (2013) e doutor (2017) em Artes pela UnB. Autor do livro Criança em cena: Análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores (Editora CRV, 2015) e um dos organizadores dos livros Pedagogia das Artes Cênicas (Volume 1, 2 e 3). Lecionou também na licenciatura em Teatro da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB). É vice-coordenador do grupo de trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE (2017-2018). Atualmente realiza o Estágio de Pós-Doutorado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, sob a supervisão da professora Dra. Mariana Lima Muniz.

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

CRUVINEL, T. A avaliação qualitativa do ensino de Arte no Ensino Médio. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 077-095, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019077. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019077. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência