Genero, sexo e escuta na voz em performance

Autores

  • Barbara Biscaro Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014015

Resumo

Neste artigo são tecidas reflexões acerca da relação entre os estudos de gênero e estudos da vocalidade em performance, criando entrelaçamentos entre os campos da música e do teatro. Partindo das noções de feminismo e gênero, o texto traça apontamentos acerca das relações entre as classificações vocais na música erudita ocidental e a sociedade patriarcal na qual esse tipo de música foi criada. O texto aborda também os aspectos tímbricos da voz, a androginia, o conceito de queer listening, criando ainda paralelos com os trabalhos de artistas como Demetrio Stratos e Laurie Anderson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

BISCARO, Barbara. Genero, sexo e escuta na voz em performance. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 015–026, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014015. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O trabalho vocal no teatro