TIM e Cosmopolis: narrativas utópicas e distópicas no e sobre o tempo presentesente

Autores

  • Flaviano Bugatti Isolan Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180310242018170

Resumo

As visões do futuro que preenchem e caracterizam o cotidiano estão presentes nas narrativas e imagens da cultura da mídia e do audiovisual, as quais consolidaram-se como fonte documental para análises sobre a construção e a configuração do tempo presente. Este artigo pretende fazer um exercício de reflexão nesse sentido, partindo de duas produções: a propaganda de TV da operadora TIM (2012) e o filme Cosmópolis (2012). A proposta é comparar ambas as fontes audiovisuais a partir de suas visões utópicas e distópicas do futuro. Tais visões permitem observar as diferentes possibilidades de construção de sentidos e perspectivas da categoria ‘presente’.

 

Palavras-chave: Tempo Presente. Audiovisual. Utopia. Distopia. TIM/Cosmopolis.

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Biografia do Autor

Flaviano Bugatti Isolan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor de História Contemporânea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

ISOLAN, Flaviano Bugatti. TIM e Cosmopolis: narrativas utópicas e distópicas no e sobre o tempo presentesente. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 170–200, 2018. DOI: 10.5965/2175180310242018170. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018170. Acesso em: 28 mar. 2024.