ELABORAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA ACIDIFICADA

Autores

  • Eliane Maria de Carli Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Andreia Tirloni Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Giordana Maria Pietta Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

bebida láctea, soro, estabilidade

Resumo

O soro de leite é o produto residual obtido a partir da coagulação do leite destinado a produção de queijos. O soro é considerado o principal subproduto da indústria de laticínios e sua composição apresenta alto valor nutricional como proteínas e lactose. Porém, no Brasil, um grande volume de soro é descartado sob a forma líquida no tratamento de efluentes, elevando custos para a indústria e gerando problemas sócio-ambientais. Baseados nestas informações, o presente estudo teve como objetivo a elaboração de três diferentes formulações de bebida láctea acidificada com polpa de fruta, com diferentes concentrações de soro de leite (60, 80 e 90%). Para avaliar sua estabilidade foram realizadas análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais durante 35 dias de estocagem. Os resultados não evidenciaram variações de pH ao longo do período de estocagem, pois a bebida foi acidificada diretamente com ácido lático 50%. A bebida apresentou contagem inicial de aeróbios mesófilos baixa, sendo de 6,8x101 UFC/mL e observa-se que a partir da segunda semana de estocagem a contagem desses microrganismos diminuiu para uma contagem estimada de <10 UFC/mL. Os resultados para as análises de coliformes e bolores e leveduras foram ausência/mL, indicando condições adequadas de produção, pasteurização e higiene. A bebida láctea acidificada na concentração de 90% de soro de leite obteve a preferência na análise sensorial, dentre os 40 provadores não treinados.

Biografia do Autor

Eliane Maria de Carli, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente do Curso de Engenharia de Alimentos

Andreia Tirloni, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente do Curso de Engenharia de Alimentos.

Giordana Maria Pietta, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Engenharia de alimentos.

Referências

ALMEIDA, K. E.; BONASSI, I. A.; ROÇA, R. O. Características físicas e químicas de bebidas lácteas fermentadas e preparadas com soro de queijo minas frescal. Ciência Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 21, p. 187-192, Maio/Ago. 2001.

BRASIL, 2003. Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Instrução Normativa n° 62, de 26 de agosto de 2003. Métodos Analíticos Oficiais Microbiológicos para Análises Microbiológicas para Controle de Produtos de Origem Animal e Água. Diário Oficial da União – DOU 18 de setembro de 2003.

BRASIL, 2006. Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Instrução Normativa n° 68, de 12 de dezembro de 2006. Métodos Analíticos Oficiais Físico-Químicos para Controle de Leite e Produtos Lácteos. Diário Oficial da União – DOU 14 de dezembro de 2006.

FONTES, Ana Cláudia Lopes. Desenvolvimento e avaliação de bebida láctea tratada termicamente após fermentação. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2007. Disponível em: <http://www.tede.ufv.br/tedesimplificado/tde_arquivos/39/TDE-2008-09-24T065705Z-1370/Publico/texto%20completo.pdf>. Acesso em: 25 out. 2008.

GLOBALFOOD. Soro um alimento saudável e base econômica para produtos inovadores. São Paulo. Disponível em: <http://www.globalfood.com.br/site/site/arquivos/vs_mhp_Molkeprodukte_portug_26_07_06.pdf>. Acesso em: 14 out. 2008.

NICOLAU, Edmar Soares et al. Soro de queijo: importância e características nutricionais. 2004. Disponível em: < http://www.laticinio.net/inf_tecnicas.asp?cod=40>. Acesso em: 29 out. 2008.

TRONCO,Vânia Maria. Manual para inspeção da qualidade do leite. 2 ed. Santa Maria: UFSM, 2003.

Downloads

Publicado

2015-10-01