Comportamento do consumidor: análise dos fatores de influência no segmento de animais de estimação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419009152020032

Palavras-chave:

Administração, Marketing, Comportamento do Consumidor

Resumo

Animais de estimação estão presentes na vida das pessoas e o mercado de produtos pet possui fatores que influenciam no valor de compra. O objetivo foi analisar a influência de variáveis demográficas e atitudinais no valor de compra mensal. O delineamento foi descritivo, com pesquisa quantitativa, de levantamento, utilizando instrumento de coleta de dados na forma de um questionário estruturado, validado e adaptado na pesquisa de Sakai (2018). A amostra foi por acessibilidade, reunindo consumidores de uma rede de supermercados da região Sudoeste do Estado do Paraná, Brasil, na modalidade on-line. Como respostas válidas para a pesquisa foram consideradas as de 466 respondentes, de acordo com a identificação dos consumidores da região estabelecida na base de dados. A pesquisa foi aplicada em agosto de 2019. As influências no valor mensal gasto no segmento pet foram quantidade de animais (β = 0,560), atendimento (β = 0,207) e renda (β = 0,090). As variáveis atitudinais não foram significativas.

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Biografia do Autor

Déborah Luiza Marcon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Francisco Beltrão, UNIOESTE, Brasil.

Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Francisco Beltrão, UNIOESTE, Brasil.

Especialista em MBA em Gestão Avançada de Marketing pela Universidade Paranaense - Francisco Beltrão, UNIPAR, Brasil.

Graduada em Administração pela Universidade Paranaense - Francisco Beltrão, UNIPAR, Brasil.

Professora orientadora do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil

Jucelia Appio Frizon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Reconhecimento de Grau pela Universidade de Aveiro, UA, Portugal.

Doutora em Administração pela Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.

Mestra em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Administração Comércio Exterior pela Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Marcon, D. L., Frizon, J. A., & Bosa, L. A. (2020). Comportamento do consumidor: análise dos fatores de influência no segmento de animais de estimação. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 9(17). https://doi.org/10.5965/2316419009152020032

Edição

Seção

Artigos