Paisagem cultural do Vale do Rio da Luz (SC): gestão a partir de dados geoespaciais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246262025e0309

Mots-clés :

análises espaciais, gestão territorial, patrimônio histórico-cultural, Sistema de Informação Geográfica (SIG)

Résumé

A colonização germânica ocorrida entre o fim do século XIX e início do XX no Vale do Rio da Luz (Jaraguá do Sul, SC) resultou em um núcleo rural cuja ocupação e cultura apresentam, até atualmente, aspectos materiais e imateriais. O Conjunto foi protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) através do Tombamento em 2007, já que o instrumento utilizado para a proteção de Paisagens Culturais ainda não havia sido finalizado (a Portaria da Chancela de Paisagem Cultural Brasileira foi publicada em 2009). Notando a necessidade de mais ferramentas contribuintes na gestão integrada entre os níveis municipal, estadual e federal, valeu-se de atividades de geoprocessamento combinadas em um software de criação e compartilhamento de mapas interativos na web, compilando informações com base territorial de bancos de dados pré-existentes, com o intuito de analisar a distribuição e as relações entre os principais elementos que contribuem para a caracterização e a descaracterização do Vale do Rio da Luz enquanto patrimônio cultural brasileiro. A partir da produção cartográfica e dos valores culturais, históricos e paisagísticos destacados no dossiê de tombamento, foram realizadas análises espaciais e visuais que auxiliaram na definição de pontos de interesse prioritário para a atuação da gestão na poligonal protegida desse Conjunto Rural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Isabela Benedet Bardini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Guilherme Linheira, Brazilian Institute of Geography and Statistics

Mestre e Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidadde do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tecnologista em Geoprocessamento na Gerência de Geodésia e Cartografia da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Références

BRASIL. Portaria nº 127, de 30 de abril de 2009. Estabelece a chancela da Paisagem Cultural Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, nº 83, Seção I, p. 17, 5 maio 2009.

HEIDTMANN JR., D. E. D. Gestão de paisagem cultural da imigração alemã utilizando método multicritério de apoio à decisão. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Roteiros Nacionais de Imigração: dossiê de tombamento: histórico, análise e mapeamento das regiões. Florianópolis: IPHAN, 2011. v. 1.

LI, Q.; WUMAIER, K.; ISHIKAWA, M. The spatial analysis and sustainability of rural cultural landscapes: Linpan settlements in China’s Chengdu Plain. Sustainability, Basel, Switzerland, v. 11, n. 16, p. 4431, Jul./Aug. 2019.

RAMOS, A. P. M.; RODRIGUES, B. M.; OSCO, L. P.; ANTUNES, P. A. Abordagem sistemática de projeto cartográfico para a análise da qualidade ambiental de bacia hidrográfica. Revista Brasileira de Geografia Física, Pernambuco, v. 11, n. 3, p. 1079-1100, set. 2018.

WEISSHEIMER, M. R. Paisagem cultural brasileira: do conceito à prática. Fórum do Patrimônio, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, jul./dez. 2012.

Publiée

2025-11-12

Comment citer

BARDINI, Isabela Benedet; LINHEIRA, Guilherme. Paisagem cultural do Vale do Rio da Luz (SC): gestão a partir de dados geoespaciais. PerCursos, Florianópolis, v. 26, p. e0309, 2025. DOI: 10.5965/19847246262025e0309. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/26759. Acesso em: 14 nov. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2025/3 "VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade"