Entre a cruz e o terreiro: uma análise em torno da integração entre a religiosidade afro-brasileira e o Ensino de História no Museu do Negro do Rio de Janeiro

Autores

  • Jessika Rezende Souza da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724620442019155

Resumo

Nos últimos anos, a formação de professores e a produção de materiais didáticos tem se aperfeiçoado no sentido de atender as demandas inauguradas pela Lei 10.639/03. Entretanto, percebe-se que, apesar do esforço para evitar o eurocentrismo, compreender africanos e afro-brasileiros enquanto agentes históricos ativos e valorizar a cultura de matriz africana, os temas ligados à religiosidade africana e afro-brasileira seguem silenciados nas salas de aula. Neste trabalho, problematizamos a persistente marginalização das manifestações culturais ligadas à temática religiosa no Ensino de História. Tomamos por objeto, como estudo de caso, a exposição do Museu do Negro do Rio de Janeiro para explicitar a possibilidade de uma abordagem histórica que integre aspectos culturais, atribuindo historicidade aos mesmos, visto que, o Museu do Negro aciona a cultura afro-brasileira, como espaço de resistência, para construir narrativas históricas sobre a população negra em diferentes períodos. 

Palavras-chave: Museu do Negro (Rio de Janeiro, RJ). História – Estudo e Ensino. Antirracismo. Educação Multicultural.

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Biografia do Autor

Jessika Rezende Souza da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Mestre em Ensino de História e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

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Publicado

2020-03-13

Como Citar

SILVA, Jessika Rezende Souza da. Entre a cruz e o terreiro: uma análise em torno da integração entre a religiosidade afro-brasileira e o Ensino de História no Museu do Negro do Rio de Janeiro. PerCursos, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 155–189, 2020. DOI: 10.5965/1984724620442019155. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724620442019155. Acesso em: 29 mar. 2024.