Escrita e criatividade na contextualização da Química

Autores

  • Isabela Marangon Christo Gatti Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Andréia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscilla Lucia Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Márcia Maria Pinto Coelho

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617352016140

Resumo

A contextualização do conhecimento é um dos muitos objetivos do Ensino de Química. Através dela, é possível estabelecer relações com os diferentes fenômenos do cotidiano, o que permite uma aproximação maior entre o discente e a Química. O professor pode dispor de diferentes estratégias para alcançar a contextualização, entre elas estão as atividades escritas, que podem explorar diferentes gêneros: cartas, notícias, reportagens e entrevistas. A escrita ainda é pouco explorada nas aulas de Química, o que pode causar estranheza por parte dos alunos, quando lhes são propostas atividades desse tipo. Sendo assim, neste trabalho, apresentamos os resultados de um projeto desenvolvido no âmbito do PIBID, cujos objetivos se voltaram para a articulação entre criatividade e escrita para contextualizar a Química. Através dos textos entregues pelos discentes, pudemos conhecer as ideias prévias dos estudantes sobre o tema abordado; ajudá-los a compreender que a aprendizagem pode ocorrer tanto de forma tradicional quanto de maneira criativa, motivando-os na busca de novos meios para adquirir conhecimentos; promover reflexões sobre o caráter das soluções do cotidiano e suas propriedades; e desenvolver e valorizar habilidades próprias de cada estudante, por meios de diferentes produções textuais. Além de constituir um meio adequado para o aluno se apropriar dos conceitos adquiridos e ser capaz de aplicá-los em diferentes contextos e de nos ajudar a ressaltar a importância da escrita na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Química.

Área: Ensino de Química

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

GATTI, Isabela Marangon Christo; AFONSO, Andréia Francisco; CERQUEIRA, Priscilla Lucia; COELHO, Márcia Maria Pinto. Escrita e criatividade na contextualização da Química. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 140–159, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016140. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016140. Acesso em: 28 mar. 2024.