Crase sem crise: uma proposta didática

Autores

  • Verônica Morales da Silva
  • Leonor Simioni Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618372017036

Resumo

A partir da premissa de que o ensino escolar de gramática tem o papel de formar alunos pensantes, capazes de usá-la de maneira eficaz em suas vidas, procurou-se construir uma proposta didática para aulas de revisão sobre a crase, pois se percebe grande dificuldade dos alunos em utilizá-la, mesmo após terem aulas sobre o assunto em diferentes etapas da vida escolar. Para diagnosticar as dificuldades e fundamentar nossa proposta, foi observada uma turma de 9º ano de uma escola municipal da cidade de Jaguarão/RS. Também foram aplicados dois testes com os alunos, com o propósito de verificar se realmente houve aprendizagem deste conteúdo. A partir da realidade observada, procurou-se desenvolver uma proposta didática na qual o aluno seja motivado a aprender sobre crase a partir de uma regra única (LUFT, 2014), através de uma metodologia que desenvolva suas capacidades discursivas a partir do trabalho com o gênero notícia on-line, tendo como temática o uso da maconha.


Palavras-chave: Crase. Ensino de língua Portuguesa. Proposta Didática.

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Biografia do Autor

Verônica Morales da Silva

Licenciada em Letras – Poruguês, Espanhol e suas respectivas Literaturas e Especialista em Metodologias no Ensino de Línguas e Literaturas pela Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão

Leonor Simioni, Universidade Federal do Pampa

Professora de Linguística do curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e suas respectivas Literaturas do campus Jaguarão

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Publicado

2017-10-17

Como Citar

DA SILVA, Verônica Morales; SIMIONI, Leonor. Crase sem crise: uma proposta didática. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 36–62, 2017. DOI: 10.5965/1984724618372017036. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618372017036. Acesso em: 28 mar. 2024.