Do encobrimento da memória e do outro: uma analítica acerca dos relatos da colonização

Autores

  • Tascieli Feltrin Universidade Federal de Santa Maria – UFSM http://orcid.org/0000-0002-4018-6749
  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Guilherme Carlos Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724622482021010

Palavras-chave:

Povos nativo americanos, Colonialidade, Eurocentrismo

Resumo

O surgimento da América é marcado por controvérsias e pelo encobrimento da memória e do outro (nativos americanos). Nesta perspectiva, o presente artigo busca traçar uma analítica acerca dos relatos da colonização, a partir dos quais, cria-se a figura do índio e suas associações. Para isso o texto foi dividido em 5 eixos. Primeiramente, destaca-se o mito salvacionista do bom selvagem e a narrativa inicial da colonização. Após, evidencia-se a descaraterização do nativo ‘ameríndio’ de sua humanidade a fim de justificar sua exploração frente ao Novo Mundo, fato relacionado ao mito da modernidade e ao encobrimento da multiplicidade, que compõem o terceiro ponto de abordagem. No quarto ponto destaca-se a estratégica de dominação presente na nominação “índio” adotada pelos europeus para se referir aos nativos. No quinto ponto destacado ressalta-se o mito do encontro entre raças que mascara a violência e as estratégias de dominação do território. Por fim, encerra-se o texto, realizando um mergulho, submersão e emersão dos temas e pontos abordados. Conclui-se que a história dos povos americanos e a historiografia da colonização precisam ser revisitadas de forma a potencializar a percepção da outra face da chegada dos europeus e do encobrimento e desvalorização da memória dos povos originários da América.

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Biografia do Autor

Tascieli Feltrin, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria –UFSM. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestra, Doutora e Pós-doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

 

Guilherme Carlos Corrêa

Doutor em Ciências Sociais-Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP e Pós-doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

FELTRIN, Tascieli; BATISTA, Natália Lampert; CORRÊA, Guilherme Carlos. Do encobrimento da memória e do outro: uma analítica acerca dos relatos da colonização. PerCursos, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 010–036, 2021. DOI: 10.5965/1984724622482021010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/18905. Acesso em: 29 mar. 2024.