Museu de Arte Contemporânea de Serralves: Projectos com Escolas

Autores

  • Moema Martins Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605102013015

Resumo

Resumo

A Fundação Serralves é uma instituição cultural de âmbito internacional  que possui um Museu de Arte Contemporânea com um Serviço Educativo (SE) responsável pela organização de programas para o público em geral e especialmente para as escolas. Este artigo apresenta parte de uma investigação sobre o Projetos com Escolas proposto pelo SE no ano 2012/2013 e envolve desde a estrutura e organização deste projeto anual aos protagonistas e as ações interinstitucionais geradas por ele. Como percurso metodológico utiliza materiais publicados pelo Serviço Educativo e conversas com os protagonistas dessas ações (Serviço Educativo da FS) e profissionais da escola envolvidos no projeto. Para fundamentação recorre aos princípios da semiótica francesa e/ou discursiva.

Palavras chaves: museu e escola, análise de discurso, arte contemporânea.

 

Abstract

Serralves Foundation (FS in Portuguese) is a cultural institution of International range that owns a Museum of Contemporary Art with an Educational Service (SE in Portuguese) responsible for organizing programs for the general public, and specially for schools. This paper presents part of an investigation about the Projects with Schools proposed by the SE in 2012/2013, and concerns from the structure and organization of this annual project, to its chief actors and the inter-institutional actions it generates. Its methodology uses material published by the SE and talks held with the main actors of such actions (Educational Service of FS) and with the professionals from schools involved in the project. As a theoretical basis it uses the principles of French, or discursive semiotics.  

Key-words: museum and school, discourse analysis, contemporary art.

Biografia do Autor

Moema Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professora associada III da UFES e atua na graduação e na Pós-Graduação em Educação da UFES. Participa do Grupo de Pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas que congrega as instituições PUC/SP, CNRS de Paris e USP.É líder do Grupo de Pesquisa do Cnpq GEPEL. É bolsista de produtividade do Cnpq (2013 a 2016). Realizou o Pós- Doutoramento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto junto ao Núcleo de Educação Artística  do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP como bolsista da CAPES. Entre as publicações destaca “O Discurso Modernista da Pintura”(2003) e a “Cidade que Mora em Mim”(2009). Dedica-se às investigações que envolvem os estudos da Educação da Arte e a Formação de Professores de Arte, Estudos da comunicação e da Educação e o aprofundamento da metodologia sociossemiótica.

Downloads

Publicado

2014-01-24

Como Citar

REBOUÇAS, M. M. Museu de Arte Contemporânea de Serralves: Projectos com Escolas. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. DOI: 10.5965/2175234605102013015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4217. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos Seção temática