Desarmar o brasão de Guatemala
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614342022203Palavras-chave:
Brasão de armas, América Central, Lutas populares, Decolonial, Artes visuaisResumo
A seguinte proposição artística aborda a obra “Desarmar o Brasão de Guatemala”, uma releitura teórica e prática sobre a independência da Guatemala. Este símbolo patriótico "reforça" uma identidade nacional com a qual a população não se identifica e agora cobra outra simbologia, desarmando artisticamente os elementos presentes no brasão atual. Retirando símbolos de violência, morte e conquista, busco abrir espaço a elementos de revolução, liberdade e força das lutas coletivas dos movimentos populares indígenas, que arduamente vem atravessando todo tipo de opressão militar e social mas sempre seguem firmes e fortes nos seus propósitos. Neste trabalho desenvolvo um novo brasão, constituído de elementos de lutas revolucionárias.
Downloads
Referências
CABEZAS, C. Horácio. Ocaso del reino de Guatemala, Gobiernos de Bustamante, Urrutia y Gaínza. Guatemala 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/44923334/OCASO_DEL_REINO_DE_GUATEMALA. Acesso em: 5 jun. 2022.
IXCHIU, Andrea. Una indigena del siglo XXI. Entrevista por DW Histórias Latinas, 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vQNvVzNQzpk. Acesso em: 7 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rocio Francela Reyes Carrera
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade