As diversas sonoridades do grupo de rock brasileiro O Terço: discussões sobre as identidades musicais nos anos 1970

Autores

  • Victor Henrique Resende Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG
  • Ana Claudia de Assis UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530401012016109

Palavras-chave:

sonoridade, identidade, rock brasileiro

Resumo

O artigo apresenta uma proposta analítica das sonoridades construídas pelo grupo brasileiro de rock O Terço, durante a década de 1970. Mostra-se que o grupo em questão não trouxe uma ideia fixa de música, ou melhor, de rock brasileiro. Com diversas influências do gênero rock, e de várias sonoridades já consideradas como parte da música brasileira, os músicos d’O Terço trouxeram suas representações de campo e cidade, tradição e modernidade, elogio ao rock e críticas ao contexto da ditadura civil-militar no Brasil. Tais ideias serão analisadas em algumas canções selecionadas para este estudo. Para tal, propõe-se conjugar as ferramentas metodológicas dos autores Bruce Baugh (1994), Marcos Napolitano (2002), Felipe Trotta (2008) e Paul Friedlander (2012), demonstrando como os elementos musicais estabelecem um jogo dinâmico com seu tempo histórico. Discutem-se, também, algumas teorias e problemáticas sobre identidade, por meio dos estudos de Fredrik Barth (1998), Stuart Hall (1998) e Miguel Alberto Bartolomé (2006). Com estes, procura-se apontar que a identidade é sempre construída dentro de um contexto, sendo, portanto, relacional.

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Biografia do Autor

Victor Henrique Resende, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Músico, doutorando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da Professora Dra. Ana Cláudia de Assis. Bolsista CAPES/Demanda Social. Graduado em História e mestre em História (História e Música) pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de História da Música, História da Arte, História Cultural (música popular) e na área de ensino de música (violão e musicalização infantil).

Ana Claudia de Assis, UFMG

Ana Cláudia Assis é professora da Escola de Música da UFMG onde desenvolve projetos de pesquisa/artísticos sobre a música dos séculos XX e XXI. Doutora em História e mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira publicou, em 2015, o livro ODoze Sons e a Cor NacionalConciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe.

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Publicado

2016-07-12

Como Citar

RESENDE, V. H.; DE ASSIS, A. C. As diversas sonoridades do grupo de rock brasileiro O Terço: discussões sobre as identidades musicais nos anos 1970. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2016. DOI: 10.5965/2525530401012016109. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/7361. Acesso em: 2 fev. 2023.