A presença do piano em grupo em instituições de ensino superior no Brasil

Autores

  • Simone Gorete Machado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530401022016132

Palavras-chave:

Ensino Coletivo, Habilidades Funcionais, Piano em Grupo. Universidades brasileiras

Resumo

Este estudo pretende colaborar com o conhecimento a respeito da história do Group Piano e da sua expansão no Brasil, partindo do pressuposto de que, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, as linguagens musicais, teórica e prática, interagem de maneira coletiva. No ensino superior, essa modalidade costuma ser ministrada mediante a utilização de vários pianos digitais ou teclados para o aprendizado musical teórico-prático coletivo e é, geralmente, considerada como “Piano em Grupo”. No Brasil, há necessidade de divulgação de informações atualizadas sobre o contexto da presença deste componente curricular nos cursos de graduação em música, apesar da diversidade de nomenclatura que lhe é atribuída. O estudo encontrou e assinala, portanto, algumas características básicas históricas dessa metodologia e comprova sua presença na educação superior brasileira, por meio de um levantamento nacional.

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Biografia do Autor

Simone Gorete Machado, Universidade de São Paulo

Possui Mestrado em Música (Piano) e Especialização a nível de Mestrado em Performance pela The Hartt School - University of Hartford (USA); Doutorado em Artes Musicais (Piano/General Education) pela University of Arizona (USA). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Música da FFCLRP, USP. Suas atividades incluem docência, pesquisa, extensão e performance além da coordenação do Laboratório de Piano em Grupo (LabPG). É co-autora de Piano em grupo: livro didático para o ensino superior, e autora do Estudo comparativo de livros didáticos norte-americanos para piano em grupo. Em 2010 criou e organizou o Encontro de Piano em Grupo USP-RP dando prosseguimento à organização, em 2012, do II Encontro Internacional de Piano em Grupo.

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Publicado

2016-07-12

Como Citar

MACHADO, Simone Gorete. A presença do piano em grupo em instituições de ensino superior no Brasil. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 132–155, 2016. DOI: 10.5965/2525530401022016132. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/7358. Acesso em: 28 mar. 2024.