Música, inclusão e formação docente nas universidades federais brasileiras: reflexões a partir das disciplinas específicas de educação musical especial/inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0111

Palavras-chave:

educação musical, educação especial, inclusão, formação docente

Resumo

Em julho de 2015, foi lançado no Brasil o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, que deixa claro que a pessoa com deficiência tem, também, o direito ao aprendizado em todos os âmbitos educacionais (BRASIL, 2015). Com isso em mente, os cursos de Licenciatura em Música necessitam, também, se adaptar a essa realidade de demanda e capacitar os futuros professores para atender a diversidade de alunos, de forma consciente e eficiente. Portanto, traçando o panorama das disciplinas e realizando discussões a partir da análise dos currículos, programas, ementas e projetos pedagógicos dos cursos, esta pesquisa teve como objetivo investigar o que propõem as ementas das disciplinas nos cursos de Licenciatura em Música das Universidades Federais brasileiras no que se refere aos aspectos da Educação Musical/Inclusiva, a fim de formar os professores de música para apoiarem a inclusão de alunos com deficiências e transtornos. Como resultado, foi observado que somente 17, das 35 Universidades Federais, oferecem tais conteúdos, evidenciando a necessidade de ampliação e aprofundamento das disciplinas relacionadas à Música e Inclusão na realidade das Universidades Federais brasileiras. Deste modo, tendo apresentado um panorama das disciplinas e fomentar discussões sobre os resultados e dados coletados, este trabalho poderá incentivar pesquisas futuras mais aprofundadas sobre a temática formação docente musical e inclusão, a fim de contribuir para melhoria das discussões e ampliação de ofertas de tais disciplinas em todas as UFs.

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Biografia do Autor

Luana Kalinka Cordeiro Barbosa, Conservatório Pernambucano de Música

Mestre em Música, Educação e Sociedade pela UFPE (2021). Pós-graduada em Ensino de Música na Educação Básica pela UFRN (2016), possui graduação em Música Licenciatura pela UFRN (2013). Atualmente trabalha como Consultora Pedagógica em Educação Inclusiva para o Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro.

Lisbeth Soares, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora de Educação Musical e de Educação Especial e Inclusiva. Pedagoga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2023-09-24

Como Citar

BARBOSA, Luana Kalinka Cordeiro; SOARES, Lisbeth. Música, inclusão e formação docente nas universidades federais brasileiras: reflexões a partir das disciplinas específicas de educação musical especial/inclusiva. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0111, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0111. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23780. Acesso em: 12 maio. 2024.