Musicalidade originária e educação musical: potencializando canais de comunicação com o autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0113

Palavras-chave:

musicalidade originária, educação musical, autismo, desenvolvimento musical, comunicação social

Resumo

Este artigo propõe um diálogo transdisciplinar entre a música, a musicalidade originária, a educação musical e o autismo. Essa interlocução tecerá uma rede de ideias, fundamentadas em pesquisas e em nossa experiência pedagógica, buscando integrar nessa trama os conceitos de desenvolvimento musical e de desenvolvimento sociocomunicativo. O objetivo desse contraponto a muitas vozes é discutir as possíveis razões pelas quais a música, por meio da educação musical, pode abrir janelas únicas de comunicação com o indivíduo autista. Compreendendo a música como resultante da musicalidade originária (ou inata) do ser humano, tal qual a palavra, traremos argumentos para mostrar que a experiência musical sistematizada pela educação musical faz aflorar, atiça e provoca essa musicalidade originária, permitindo o desenvolvimento musical e a organização dos processos de comunicação social, em geral comprometidos nos autistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUER, Beth. Ten Characteristics for Teaching Students with Special Needs. Piano Pedagogy Forum. Vol. 14, n. 1, January, 2012.

BAXTER, H. T.; BERGHOFER, J. A; MACEWAN, L.; NELSON, J.; PETERS, K.; ROBERTS, P. The Individualized music therapy assessment profile: IMTAP. London, Jessica Kingsley Publishers, 2007.

BHATARA, A.; QUINTIN, E; LEVY, B; BELLUGI, U; FOMBONNE, E; LEVITIN, D. Perception of emotion in musical performance in adolescents with autism spectrum disorders. Autism Research, Vol. 3, n. 5, 2010, p. 214-225.

BRUNER, J. The social context of language acquisition. Language and Communication, Vol. 1, n. 2–3, 1981, p. 155-178.

CARNEIRO, Aline N.; PARIZZI, M. B. Parentalidade intuitiva e Musicalidade Comunicativa: conceitos fundantes da educação musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical, 25, 8, 2011.

COUTO. M. Línguas que não sabíamos que sabíamos. In: COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras intervenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

COVRE, Josiane Fernanda. Contribuições da Musicoterapia para a comunicação de crianças com alterações da linguagem. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música e Artes Cênicas. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

DELAFIELD-BUTT, J.; DUNBAR, P.; TREVARTHEN, C. Disruption to embodiment in autism, and its repair. In: PAPANEOPHYTOU, N.; DAS, U. (Eds.). Emerging Programs for Autism Spectrum Disorder. Academic Press, 2021.

DISSANAYAKE, Ellen. Homo musicus: are humans predisposed to be musical? Annais do X Encontro de ciências cognitivas da música. Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música (SACCoM). 2011. Disponível em http://saccom.org.ar/v2016/sites/default/files/1.Dissanayake.pdf

DISSANAYAKE, Ellen. Root, leaf, blossom, or bole: concerning the origin and adaptive function of music. In: MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn (Org). Communicative Musicality. New York: Oxford University Press, 2009, p.17-30.

FONSECA, João Gabriel M.; PARIZZI, Betânia. A música (muito) além da música. Pista: Periódico Interdisciplinar. Puc Minas, 2(1), 38-46, 2020.

FONSECA, João Gabriel Marques. Arte com Ciência – Ciência com Arte: o fascínio do improvável. In: OLIVEIRA, G.; FREIRE, M.; PARIZZI, B.; SAMPAIO, R. Música e Autismo: ideias em contraponto. Belo Horizonte|: Editora UFMG, 2022, p. 233-242.

FREIRE, Marina H. Estudos de musicoterapia improvisacional musicocentrada e desenvolvimento musical de crianças com autismo. 2019. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal de Minas Gerais, 2019.

FREIRE, M. H.; PARIZZI, B.; TURRY, A. A musicalidade comunicativa e a Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada: revisitando o caso Edward. In: OLIVEIRA, G.; FREIRE, M. H.; PARIZZI, B.; SAMPAIO, R. Música e Autismo: ideias em contraponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022, p. 57-75.

FREIRE, Marina; MARTELLI, Jéssica; SAMPAIO, Renato; PARIZZI, Betânia. Validação da Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA): análise semântica, interexaminadores, consistência interna e confiabilidade externa. Opus, v. 25, n. 3, p. 158-187, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2508.

HABIBI, Assal; DAMASIO, Antonio; ILARI, Beatriz; VEIGA, Ryan; JOSHI, Anand A.; LEAHY, Richard M.; HALDAR, Justin P.; VARADARAJAN, Divya; BHUSHAN, Chitresh; DAMASIO, Hanna. Childhood Music Training Induces Change in Micro and Macroscopic Brain Structur. Cerebral Cortex, Volume 28, Issue 12, 4336–4347, December 2018. https://doi.org/10.1093/cercor/bhx286

HONING, H.; TEN CATE, C.; PERETZ, I.; TREHUB, S. Without it no music: cognition, biology and evolution of musicality. Phil. Trans. R. Soc. B 370: 20140088. 2015. http://dx.doi.org/10.1098/rstb.2014.0088

HONING, Henkjan. On the biological basis of musicality. Annals of the New York Academy of Sciences. Special Issue: The Neurosciences and Music VI Perspective N.Y. Acad. Sci. ISSN 0077-8923, 2018, p. 51-56.

ILARI, Beatriz Senoi. Desenvolvimento cognitivo-musical no primeiro ano de vida. In: ILARI, Beatriz Senoi (Org). Em busca da mente musical. Curitiba: Editora UFPR. 2006, p. 271-302.

KLINGER, L. G.; DAWSON, G. Facilitating early social and communicative development in children with autism. In: WARREN, S. F.; J. REICHLE (orgs.) Causes and effects in communication and language intervention. Baltimore: Mar: Paul H. Brookes. 1992, p. 157- 186.

KOELLREUTTER, H. J. Educação musical hoje e, quiçá, amanhã. In: LIMA, S. A. (org.). Educadores Musicais de São Paulo: Encontro e Reflexões, São Paulo: Nacional, 1998, p. 39- 45.

KOELLREUTTER, H. J. Estética - À procura de um mundo sem "vis-à-vis" (Reflexões estéticas em torno das artes oriental e ocidental). São Paulo: Editora Novas Metas Ltda. 1983.

KOELLREUTTER, H. J. A unidade som-silêncio como experiência mítica na música indiana. Revista Arte e Palavra: Silêncio, v. 3, p.71-74. Rio de Janeiro: UFRJ/FCC, 1987.

LEVITIN, D. A música no seu cérebro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

LOURO, Viviane dos Santos. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São Paulo: Ed. do Autor, 2006.

MALLOCH, S. Mothers and Infants and communicative musicality. Musicae Scientiae, Special Issue, p. 29-57, 1999/2000.

MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn. Musicality: Communicating the vitality and interests in life. In: MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn (Org): Communicative Musicality. New York: Oxford University Press, 2009, 1-11.

MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn. The Human Nature of Music. Frontiers in Psychology 9:1680, 2018. Disponível em https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.01680/ful

MELGAÇO, Rosely Gazire. Prefácio. In: BUSNEL, Marie-Claire; MELGAÇO, Rosely Gazire (Org). O bebê e as palavras: uma visão transdisciplinar sobre o bebê. São Paulo: Editora Langage, 2013, p.11-12.

MINKOWSKI, Eugène. O tempo vivido. México: Fondo de Cultura Econômica, 1973.

MITHEN, S. The Music instinct: the evolutionary basis of musicality. The Neurosciences and Music III - Disorders and Plasticity: Ann. N.Y. Acad. Sci., 1169, 3–12, 2009. doi: 10.1111/j.1749- 6632.2009.04590.

MOLNAR-SZAKACS, I.; HEATON, P. Music: a unique window into the world of autism. Annals of New York Academic Science, 2012, p. 318-324.

OLIVEIRA, G. C; PARIZZI, B; SAMPAIO, R.T.; PARLATO-OLIVEIRA, E. Relações entre a educação musical especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. Revista da ABEM, v. 30, n. 2, 2022.

OLIVEIRA, G. C. Relações entre a educação musical especial e o desenvolvimento da comunicação social da criança autista. 2020. Tese de Doutorado em Educação Musical. Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2020.

OLLIAC, B. Infant and dyadic assessment in early community-based screening for autism spectrum disorder with the Preaut grid. PLoS ONE, Vol. 12, n.12, 2017, p. e0188831.

PANKSEPP, Ellen; TREVARTHEN, Colwyn. The neuroscience f emotion. In music. In: MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn (Org). Communicative Musicality. New York: Oxford University Press, 2009, p.105-146.

PARIZZI, M. B. O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo a partir do canto espontâneo. 2009. Tese de Doutorado. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2009.

PARIZZI, Betânia. Processos criativos em Educação Musical. In: PARIZZI, B.; SANTIAGO, P. F. Processos criativos em Educação Musical: tributo a Hans Joaquim Koellreutter. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música/CMI: Belo Horizonte, 2015a, pp. 51-64.

PARIZZI, M. B.; BARBOSA, A. P.; OLIVEIRA, G.; PEIXOTO, V, A, M.; MOREIRA, S. R. Influências da educação musical nas respostas vocais e de interação social em bebês nascidos prematuros. In: BUSNEL, Marie-Claire; MELGAÇO, Rosely Gazire (Org). O bebê e as palavras: uma visão transdisciplinar sobre o bebê São Paulo: Instituto Langage, 2015b, pp.243-257.

PARIZZI, Betânia; RODRIGUES, Helena. O bebê e a Música. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2020.

PARIZZI, Betânia. Educação Musical no início da vida: potencializando o eterno retorno. RELAdEI-Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 10(1), 17-26, 2021. Disponible: http://www.reladei.net

PARIZZI, Betânia; CUOMO, Carla. Editoriale. RELAdEI-Revista Latinoamericana de Educación Infantil, 10(1), 9-16, 2021. Disponible: http://www.reladei.net

PARIZZI, Betânia; BROCK, Angelita. Sobre repertórios musicais para a primeira infância e suas funções. In: PARIZZI, B.; SANTIAGO, D. Música e Desenvolvimento Humano: práticas pedagógicas e terapêuticas. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2022, p. 143-166.

PARLATO-OLIVEIRA, E. Psicanálise e autismo: o que nos fala este sujeito. In: OLIVEIRA, G.; FREIRE, M.; PARIZZI, B.; SAMPAIO, R. Música e Autismo: ideias em contraponto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022, p. 57-75.

PARLATO-OLIVEIRA, E.; SAINT-GEORGES, C.; COHEN, D.; PELLERIN, H.; PEREIRA, I. M.; FOUILLET, C.; CHETOUANI, M.; DOMMERGUES, M.; VIAUX-SAVELON, S. “Motherese” Prosody in Fetal-Directed Speech: An Exploratory Study Using Automatic Social Signal Processing. Frontiers in Psychology, 12, 646170, 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.646170

PARLATO-OLIVEIRA, Erika. Saberes do bebê. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2019.

PERETZ, I.; ZATORRE, R. J. Brain organization for music processing. Ann Rev Psychology, 56, 89-114, 2005.

PERETZ, I.; BRATTICO, E.; JÄRVENCÄÄ, M.; TERVANIEMI, M. The amusic brain: in tune, out of key and unaware. Brain, 132, 1277-1286, 2009.

ROGERS, S; DAWSON, G. Intervenção precoce em crianças com autismo. Lisboa: Lidel, 2014.

SACKS, Oliver. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

SAVAGE, P. E.; LOUI, P.; TARR, B.; SCHACHNER, A.; GLOWACKI, L.; MITHEN, S.; FITCH, W. T. Music as a coevolved system for social bonding. Behavioral and Brain Sciences, 1-36, 2020. https://doi.org/10.1017/S0140525X20000333

SCHELLENBERG, Gleen E. Musical and nonmusical habilities. In: Mc PHERSON, E. Gary (ed). The child as a musician. United Kindom: Oxford University Press, 2016, p.149-176.

SCHELLENBERG, Gleen E. Examining the association between music lessons and intelligence. British Journal of Psychology. February, 2011. https://doi.org/10.1111/j.2044-8295.2010.02000.x

SILVA, A. J. O impulso vital enquanto princípio explicativo da evolução no pensamento Bergsoniano. Existência e Arte - Revista Eletrônica do Grupo PET- Ciências Humanas, Estética e Artes. Universidade Federal de São João Del-Rei - Ano II - Número II – janeiro

a dezembro, 2006.

SUZART, Carla. Atividades sensoriomusicais no contexto hospitalar infantil - relato, reflexões e prática. In: PARIZZI, Betânia e SANTIAGO, Diana. Música e Desenvolvimento Humano: práticas pedagógicas e terapêuticas. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2022, p. 143-166.

SWAMINATHAN, Swathi E.; SCHELLENBERG, E. Glenn. Current Emotion Research in Music Psychology. Emotion Review. vol. 7, No. 2, April 2015, 189–197. ISSN 1754-0739 DOI: 10.1177/1754073914558282 er.sagepub.com

SWAMINATHAN, Swathi E.; SCHELLENBERG, E. Glenn. Revisiting the association between music lessons and intelligence: Training effects or music aptitude? Intelligence. Volume 62, May 2017, p. 119-124.

SWANWICK, K. Keith Swanwick fala sobre o ensino de música nas escolas. Entrevista concedida a Ana Gonzaga. Nova Escola, São Paulo, 1 jan. 2010. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1017/keith-swanwick-fala-sobre-o-ensino-de-musica-nas-escolas

SWANWICK, Keith. Music, mind and education. Londres: Routledge, 1988.

TRAINOR, L. J.; HANNON, E. E. Musical Development. In: DEUTSCH, D. The Psychology of Music. 3. ed. San Diego, CA: Elsevier, 2013. p. 423-497.

TREHUB, Sandra; MALLOCH, Steve; TREVARTHEN, Colwyn. Musicality in the eye or ear of the beholder. Psychology of Music. 38 (4)

–502. 2010. DOI: 10.1177/0305735609358254 Disponível em https://www.researchgate.net/publication/270510775_Musicality_in_the_eye_or_ear_of_the_beholder

TREVARTHEN, C.; AITKEN, L.; PAPOUDI, D.; ROBARTS, J. Children with Autism. London: Jessica Kingsley Publishers, 1998.

TREVARTHEN, C.; DELAFIELD-BUTT, JONATHAN. Development of consciousness. In: Cambridge Encyclopedia of Child Development. Cambridge University Press, Cambridge, 2017, pp. 821-835. ISBN 9781107103412TREVARTHEN, C.; AITKEN, Kenneth J.: GRATIER, Maya. O bebê nosso professor. São Paulo: Editora Instituto Language, 2019.

TURNER, R.; IOANNIDES, A. A. Brain, music and musicality: interferences from neuroimaging In: MALLOCH, S.; TREVARTHEN, C. (Eds.) Communicative Musicality: exploring the basis of human companionship. New York: Oxford Press, 2009, pp. 147-181.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WAN, C.; SCHLAUG, G. Neural pathways for language in autism: the potential for musicbased treatments. Future Neurol, vol. 5, n. 6, 2010, p. 797–805.

WINNICOTT, Donald. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

FONSECA, Maria Betânia Parizzi. Musicalidade originária e educação musical: potencializando canais de comunicação com o autista. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0113, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0113. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23642. Acesso em: 5 maio. 2024.