Reflexões sobre a sequência espiral do desenvolvimento musical

Autores

  • Keith Swanwick
  • Cecília Cavalieri França (trad.)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406022021335

Palavras-chave:

Desenvolvimento musical, Modelo espiral , Educação musical

Resumo

Este artigo revisita a sequência do de- senvolvimento musical levando em con- ta as origens e o desenvolvimento da te- oria juntamente com a organização e a classificação dos dados: as composições das crianças. Enfatiza novamente a na- tureza cumulativa e recursiva da espiral e traz à tona a relação dinâmica entre os seus lados esquerdo e direito. No tex- to, afirma-se a natureza essencialmente qualitativa do estudo e são discutidas al- gumas possibilidades para o futuro, jun- tamente com um modelo bidimensional para o currículo e para a avaliação dos alunos concebido com base nos resul- tados relacionados à espiral e nas ativi- dades que promovem e sustentam o de- senvolvimento musical.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

SWANWICK, K. .; FRANÇA (TRAD.), C. C. Reflexões sobre a sequência espiral do desenvolvimento musical. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 335-347, 2021. DOI: 10.5965/2525530406022021335. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20995. Acesso em: 24 out. 2021.