Trilhas sonoras em turmas de 1º ano do ensino fundamental

ensino-aprendizagem de música com multimídias

Autores

  • Guilherme Giglio Barbosa Alves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406022021267

Palavras-chave:

Trilha sonora , Ensino- aprendizagem de música, Linguagem multimidiática

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa-ação em quatro turmas de aulas de música do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola no Rio de Janeiro. Tem por objetivo investigar condições teóricas e práticas para o uso de trilhas sonoras e atividades decorrentes de sua interpre- tação como um caminho complementar de ensino. A linguagem multimidiática, unindo o audiovisual a elementos está- ticos, como imagens, textos e partituras, foi utilizada como principal ferramenta pedagógica. A partir dela, foram reali- zadas criações musicais com narrativas, com sons e com imagens que demons- tram a compreensão dos estudantes acerca das relações entre expressão, comunicação, arte e diversas culturas. Como resultado, verificou-se o desen- volvimento da técnica do instrumento flauta doce, das habilidades de leitura e de escrita musical não tradicional e tra- dicional e da expressividade artística.

Referências

ANY Gabrielly - Saber Quem Sou (De “Moana”). [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal DisneyMusicBRVEVO. Disponível em: https://www.youtube. com/watch?v=mUVUmG9vOFw. Acesso em: 30 ago. 2020.

BOLINHAS de queijo. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal FC CASTRO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRod861ZnpI. Acesso em: 30 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.

DORY falando baleiês – Procurando Nemo. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal Fragmentos. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=UjWFVm1loPQ. Acesso em: 4 jun. 2021.

FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5-41, dez. 2002.

GRU vs Vector Security systems - Despicable Me. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Our Minions. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=e6h6XDdmZmc. Acesso em: 30 ago. 2020.

KUNG Fu Panda Training Scene – HD. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Watch2NO. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=yCk9VAxEpD0. Acesso em: 30 ago. 2020.

MAESTRO Leopoldo Pernalonga. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Anesio Rodrigues. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=hE1zNUQktFU. Acesso em: 30 ago. 2020.

O REI Leão - Se Preparem. [S. l.: s. n.], 2006. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Lion king forever BR. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uahl00duAUo. Acesso em: 30 ago. 2020.

ROMÁN, Alejandro. El Lenguaje Musivisual, semiótica y estética de la música cinematográfica. Madrid: Visión Libros, 2008.

ROWAN Atkinson Live - Star of Mr.Bean - Funny invisible drum. [S. l.: s. n., s. d.]. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Rowan Atkinson Live. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=A_kloG2Z7tU&t=74s. Acesso em: 30 ago. 2020.

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. 2. ed. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 2011.

Guilherme Giglio Barbosa Alves ORFEU, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 292 - 293, set. 2021.

Trilhas sonoras em turmas de 1o ano do ensino fundamental: ensino-aprendizagem de música com multimídias

SONIC The Hedgehog Speed Run 13:03 any% SS (Non-TAS). [S. l.: s. n., s. d.]. 1 vídeo (21 min). Publicado pelo canal TeeNTee314. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=9kOAdhUlkt0&t=1163s. Acesso em: 30 ago. 2020.

SPONGEBOB’s speech (ecstasy of gold). [S. l.: s. n.], 2015. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal HP Films. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=E5TLWoquiCE. Acesso em: 30 ago. 2020.

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

TARYN Szpilman - Livre Estou (De “Frozen: Uma Aventura Congelante”/

Com letra). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal DisneyMusicBRVEVO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3TkIR4U4seA. Acesso em: 30 ago. 2020.

TOY Story 3 | Lotso Betrays Woody And The Gang HD. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Best of Movies & TV. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=N7uNGUJa7ak. Acesso em: 30 ago. 2020.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

TYGEL, David. A música no espírito do filme: música e narrativa no cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Downloads

Publicado

2021-09-10

Como Citar

ALVES, G. G. B. . Trilhas sonoras em turmas de 1º ano do ensino fundamental: ensino-aprendizagem de música com multimídias. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 267-293, 2021. DOI: 10.5965/2525530406022021267. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19050. Acesso em: 16 out. 2021.