A modelagem digital do timbre da viola caipira como fundamento para a composição de Bestiário III

Autores

  • Rodolfo Nogueira Coelho de Souza USP
  • Guilherme Henrique Santos da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404012019166

Palavras-chave:

Viola Caipira, Modelagem Física, Csound, Síntese Karplus-Strong, Música Eletroacústica Mista

Resumo

Numa perspectiva parcial, este é um relato de experimentos que visa a produzir a síntese de sons semelhantes aos da viola caipira, empregando variações do método Karplus-Strong. Esse método de síntese sonora baseia-se em filas de atraso (delay-lines) e implementa o modelo de guias de onda (waveguides). Nesse sentido trata-se de um estudo de modelagem física no sentido clássico. As variantes desenvolvidas tiveram como ponto de partida os algoritmos de Lazzarini et al. (2016) e Mikelson (2000). Numa perspectiva ampliada, o estudo buscou incorporar ao modelo simulações de outras características acústicas do instrumento, como o choque de cordas duplas, os componentes modais, os formantes e a ressonância do corpo do instrumento. O algoritmo híbrido resultante incorporou uma variedade de outros métodos, como a síntese por soma de ondas senoidais e resíduo de ruído de Serra (1997) e a técnica FOF descrita por Clarke (2000). A pesquisa de Paiva (2017) forneceu os valores experimentais usados na parametrização desse modelo. Os resultados foram aplicados na composição de Bestiário III para violão e sons eletrônicos gerados com esse modelo da viola caipira. A matriz de alturas e as proporções de complexos rítmicos foram livremente inspiradas na análise espectral da viola por Paiva (2017).

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

SOUZA, R. N. C. de; COSTA, G. H. S. da. A modelagem digital do timbre da viola caipira como fundamento para a composição de Bestiário III. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 166-183, 2019. DOI: 10.5965/2525530404012019166. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404012019166. Acesso em: 5 fev. 2023.