Educação das relações étnico-raciais e o ensino de música: notas sobre a operacionalização do conhecimento étnico nas práticas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403022018096

Palavras-chave:

práticas escolares, diversidade étnico-racial, produção de conhecimento

Resumo

O presente ensaio problematiza a educação das relações étnico-raciais para além de um “conteúdo” dos componentes curriculares, mas principalmente como uma abertura para diferentes epistemologias, cosmologias, para diferentes possiblidades de transmissão e produção do conhecimento. Isto implica revisão de valores e conceitos, reposicionamento de hierarquias, modificações das estruturas espaciais, entre outros aspectos. Com base  nesta perspectiva, apresento algumas reflexões a partir de minha atuação enquanto professor do Ensino Fundamental na disciplina artes-música, em diálogo com as teorias antropológicas e etnomusicológicas, áreas que cursei no mestrado e doutorado enquanto trabalhava na escola. Recorro as noções teóricas de “escola como fronteira” (TASSINARI, 2012), “disposições adequadas” (INGOLD, 2000), “ouvido dançante” (OLIVEIRA, 2015), “musicalização do outro” (HILL, 2014) em paralelo às reflexões das vivências escolares. Busco, com isso, refletir criticamente sobre a escolarização dos conhecimentos, sobre as rotinas escolares que impedem o reconhecimento de outras formas de aprendizagem, assim como apontar outras formas de se relacionar com os saberes e de produzi-los.

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Biografia do Autor

Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Antropologia Social pela UFSC. Mestre em Musicologia-Etnomusicologia e licenciado em Música pela UDESC. Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, onde leciono a disciplina Artes/Música para o Ensino Fundamental. Tutor a distância e orientador de TCC no Curso de Graduação em Educação Musical da UFSCar. Minhas pesquisas enfocam as relações de gênero na música popular brasileira, em especial no samba. Em 2008 recebi o 3º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero; em 2012 o II Prêmio Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-brasileira por minha dissertação de mestrado; e em 2014 o Prêmio Professor Nota 10 da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

GOMES, R. C. S. Educação das relações étnico-raciais e o ensino de música: notas sobre a operacionalização do conhecimento étnico nas práticas escolares. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 96-110, 2018. DOI: 10.5965/2525530403022018096. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018096. Acesso em: 28 jan. 2023.