Singing by and with heart: embodying Candomblé’s sensuous knowledge through songs and dances in Berlin

Autores

  • Nina Graeff Universidade Livre de Berlim, pesquisadora bolsista pós-doutoral

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403022018044

Palavras-chave:

música e dança afro-brasileira, aprendizagem corporal, conhecimento sensível, Candomblé, embodiment

Resumo

Através de etnografia realizada em Berlim e no Recôncavo da Bahia, minha pesquisa de doutorado buscou entender os processos subjetivos e transculturais da aprendizagem corporal (embodiment) de uma tradição oral, a religião do Candomblé, tendo como ponto de partida para a análise o meu próprio corpo. Este artigo apresenta alguns de seus resultados relacionados à transmissão de cantigas e danças na única casa de Candomblé da Alemanha. Apesar da distância do contexto cultural original, o pai de santo e outros mestres enfatizam o valor da aprendizagem prática, isto é, através do emprego intensivo do corpo, em contraponto à instrução verbal. Tal aprendizagem pressupões processos miméticos, envolvendo toda a dimensão subjetiva do aprender e, portanto, do conhecimento sensível adquirido. Busco demonstrar aqui como música e a dança atuam na incorporação da “essência emocional” (MERLEAU-PONTY, 1945) do Candomblé e dos orixás, ao passo que precisão técnica e compreensão intelectual e semântica de letras, gestos, ritmos e melodias, tornam-se secundárias. Afinal a religião em questão fundamenta-se na experiência e no compartilhar dessa essência tanto com a comunidade quanto com os orixás.

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Biografia do Autor

Nina Graeff, Universidade Livre de Berlim, pesquisadora bolsista pós-doutoral

Antropologia da Educação

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

GRAEFF, N. Singing by and with heart: embodying Candomblé’s sensuous knowledge through songs and dances in Berlin. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 44-71, 2018. DOI: 10.5965/2525530403022018044. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018044. Acesso em: 8 dez. 2022.